Prefeitura monitora o tempo e continua em alerta para as chuvas do fim de semana

Agência Aracaju de Notícias
05/05/2023 17h30

A Prefeitura de Aracaju segue monitorando as condições do tempo e mantém equipes em alerta para o pronto atendimento a possíveis demandas relacionadas às chuvas que estão previstas para o fim de semana. Apesar da intensidade dos últimos cinco dias, cujo acumulado foi de 112 milímetros (quando a média histórica para o mês é de 274,5 mm), a previsão para este final de semana é de um tempo mais estiado. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a perspectiva para o sábado e domingo é de que haja uma estabilidade no tempo, “ocorrendo, no geral, pancadas de chuvas moderadas apenas nos períodos da madrugada e da manhã”.

Durante toda esta semana, a Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), recebeu chamados de ocorrências, tanto ligadas a alagamentos, quanto para avaliação de risco de colapso estrutural (desabamento de imóvel). “Neste final de semana, as nossas equipes continuam em alerta monitorando as condições climáticas e, em caso de qualquer necessidade da população, nós iremos acionar todos os órgãos da Prefeitura, para solucionar os eventuais problemas”, afirmou.

Para atender a qualquer emergência relacionada às chuvas, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza à população o número telefônico 199, através do qual podem ser solicitados alguns serviços, a exemplo de avaliação de risco diante de situações de anormalidade, como inclinação de árvores e postes nas áreas de encosta de morro, risco de desabamento, barulhos no madeiramento do telhado, rachaduras, risco de queda de árvore, alagamentos ou inundações.

Ações preventivas
A Prefeitura de Aracaju, por meio dos órgãos municipais, tem realizado diversas ações preventivas durante toda a semana. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) tem trabalhado intensamente em relação à prevenção a alagamentos.
 
“O órgão faz a manutenção da rede de drenagem em toda a cidade, com a desobstrução das galerias, reparos nas bocas de lobo e também na tubulação, quando necessário. Cinco equipes atuarão durante todo o fim de semana para reduzir os pontos de alagamento e evitar outros problemas decorrentes do mau escoamento da água da chuva”, explicou o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.

Já a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), permanece em alerta diante das fortes chuvas que caíram em Aracaju nos últimos dias. Durante essa primeira semana do mês foram realizadas operações preventivas, feitas em canais que cortam a capital, auxiliando em uma maior vazão e evitando, principalmente, que o lixo jogado entre nas galerias. 

Outra ação importante é realizada nas vias públicas, em que, devido à presença de resíduos lançados de forma irregular, pode haver um acúmulo de água. Para que este lixo não chegue aos bueiros e galerias, é feito todo um reforço nas atividades de varrição, capinação e roçagem mecanizada, executados em regime de mutirão.

“Permaneceremos de prontidão para eventuais necessidades, no caso das chuvas persistirem nos próximos dias. Continuaremos, inclusive, intensificando os trabalhos para reduzir o assoreamento e desobstruir os canais que acabam recebendo um grande volume de águas, neste período, e os nossos profissionais continuam de prontidão hoje e durante todo o fim de semana”, ressalta o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.