Café com Teatro realiza primeiro encontro de maio na Escola de Artes Valdice Teles

Cultura
05/05/2023 18h40

A Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), instituição da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou, nesta sexta-feira, 5, o primeiro encontro do mês de maio do Café com Teatro, projeto que tem por objetivo promover diálogos sobre a cena teatral, de forma descontraída. Para este mês, estão planejados outros três encontros.

Iniciando as atividades mensais, o projeto promoveu a palestra ‘O Teatro como educação popular na Aracaju do anos de 1980’, com o professor, pesquisador e historiador Zezito de Oliveira e a professora Gilvanete de Melo. Eles abordaram memórias da gestão cultural daquela época, da Associação de Moradores do Bairro América (AMABA), o chamado projeto ‘Pipiri’, das peças e trabalhos desenvolvidos durante esse período. Além da costumeira apresentação musical da professora Tânia Alves, com a canção ‘O Amor é o meu País’, de Ivan Lins.

O professor e organizador do evento Raimundo Venâncio, destaca a variedade de público que o evento vem recebendo a cada semana, desde o mais jovem, nas cenas curtas e filmes, ao público mais maduro e acadêmico quando se trata das palestras.

“O projeto tem atingido as nossas expectativas, mas também deixado a gente surpreso a cada sessão, de ver que sempre temos um público diferente. Temos pessoas que estão participando desde o início, os alunos da escola que estão vindo e também um público mais específico, dependendo da programação. Não vem só o público que curte teatro, sempre um público mais diversificado”, comenta Raimundo.

O pesquisador e historiador Zezito de Oliveira abordou em sua palestra sobre projeto ‘Pipiri’, criado nos anos 1980, e sua importância para a comunidade do Bairro América, principalmente para as crianças e pré-adolescentes que participavam do projeto. Falou ainda sobre o teatro popular, comunitário e educativo, levando em consideração a proposta que foi apresentada na época pelo projeto.

Além disso, destacou a importância do projeto Café com Teatro. “É uma atmosfera muito positiva, a adaptação de um lugar que não é teatro mas que nos dá essa sensação, além dos temas super importantes que são discutidos aqui com as palestras são fundamentais para compreender a cena sergipana”, destaca.

Café com Teatro
O Café com Teatro acontecerá todas as sextas-feiras de 2023 na Escola Oficina de Artes Valdice Teles, com entrada gratuita. A programação será divulgada semanalmente nas redes sociais da Funcaju (@funcaju) e da EOAVT (@eoa.vt).