A Incrível Máquina de Livros viabiliza troca de mais de 2.000 livros em Aracaju

Cultura
11/05/2023 15h00

O projeto A Incrível Máquina de Livros, trazido à capital sergipana pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com a Infinito Cultural, encerra sua estadia na cidade nesta quinta-feira, dia 11, com mais de 2.000 livros trocados, após passar três dias na praça General Valadão, no Centro, numa ação de incentivo à leitura.

Na máquina instalada na van do projeto, qualquer cidadão deposita um exemplar, seja adulto ou infantil, e recebe outro. São centenas de títulos disponíveis, como clássicos da literatura mundial e brasileira de autores como Machado de Assis, José de Alencar, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade.

Para o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o projeto demonstra a importância do incentivo à leitura. “Esse projeto atraiu centenas de pessoas, grande parte crianças, que foram à praça General Valadão escolher seus livros. Uma ideia muito boa, que fortalece nossa política de valorização do livro e que pretendemos repetir no ano que vem. Foi um sucesso”, comemora.

A ação cultural movimentou também a Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, que levou uma turma do 5º ano, com a supervisão da pedagoga Roselânia Frei, para trocar livros usados por outros novos. “As crianças ficaram superanimadas quando souberem do projeto e que poderiam ver de perto. É uma ótima oportunidade para que elas criem o hábito da leitura”, explica a professora.

O projeto, na capital sergipana, teve uma ótima recepção da população, chegando a atingir a meta da temporada da Máquina de Livros, segundo o coordenador Ricardo Martins. “Aracaju se mostrou de leitores, com o recorde de troca da temporada. É uma cidade que demonstrou enorme interesse pela leitura, com livros excelentes. Só ontem, foram mais de 1.500 livros trocados”, destaca.

Iniciada em 2012, na Bienal do Livro de São Paulo, a Incrível Máquina de Livros está em seu quarto ano encantando e resgatando a leitura, por meio do livro físico. “Neste mundo extremamente tecnológico, esse projeto vem para que a pessoa não perca o hábito de ler, principalmente o livro físico. As pessoas se encantam com a magia da troca. As crianças se mostram satisfeitas com essas trocas”, complementa Ricardo.

A estudante de pedagogia Caterine Suellen soube da ação através das redes sociais e fez questão de trocar livros para seus dois filhos. “Meus dois meninos são autistas, e o mais velho aprendeu recentemente a ler, então eu estou sempre presenteando com livros. Gostei da oportunidade de poder trocar, porque ele lê muito rapidamente e é um ótimo incentivo”, fala.

Após a temporada em Aracaju, a Incrível Máquina de Livros agora segue para João Pessoa/PB e depois para Natal/RN.