"Acolhimento" marca Dia Internacional da Enfermagem na Maternidade Lourdes Nogueira

Saúde
12/05/2023 11h20

Uma acolhida calorosa a quem tem a atribuição de acolher a todos os pacientes, familiares e demais colaboradores no fluxo de funcionamento da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira. Ao som do violino de Gledson Souza, recebendo uma muda de "Fitônia" e um abraço da equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP), os profissionais foram recepcionados na unidade no Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro.

A data faz alusão ao nascimento de Florence Nightingale, uma reformadora social e referência da enfermagem moderna no mundo, que nasceu em 12 de maio de 1820, em Florença, na Itália. Ela ganhou destaque ao servir como chefe e treinadora de enfermeiras na guerra da Criméia (1853-1856), onde organizou o atendimento aos soldados feridos.

"Dia 12 de maio é um marco comemorativo que objetiva o reconhecimento do trabalho de enfermeiras e enfermeiros em todo o mundo. Por esses fatores, é fundamental homenagear esses profissionais em sua data. Afinal, toda essa atenção representa dedicação, respeito, ética e carinho. Pensando nisso, resolvemos homenageá-los com uma acolhida preparada com muito carinho pelo NEP e a gestão da maternidade", afirma a enfermeira administrativa responsável pelo NEP, Luciane Katrine da Luz.

A auxiliar de enfermagem Maria Beatriz Oliveira, com mais de uma década de atuação, destacou a alegria pelo reconhecimento. "É sempre muito bom receber esse olhar atencioso. Isso nos motiva a trabalhar com atenção e carinho às mamães e aos bebês", lembra a profissional.

Já a enfermeira Kamila Santana, do setor de Observação, não conseguiu disfarçar a emoção. "É essencial, no nosso trabalho, receber esse reconhecimento. Isso traz um sentimento de acolhimento e motivação para, justamente, acolhermos cada vez melhor", descreve.

Programação
A diretora geral da unidade, Iêda Maria França, ressalta que o intuito da celebração da data prevê também uma reflexão sobre a sensibilidade necessária para desempenho de cada uma das atividades. "Além do desafio humano, de acolher e tratar outro ser humano, hoje, há o desafio da capacitação contínua e da convivência com a tecnologia, que cada vez mais se apresenta no cotidiano desses profissionais. Por isso, elaboramos uma programação diversificada, contemplando cada um desses pontos", descreve.

Ainda nesta sexta-feira, 12, às 15h e às 20h, para privilegiar ambos os turnos, ocorre o "Cine Pipoca", que exibirá o filme "O Começo da Vida", além de sorteio de brindes, na sala de aula da unidade.

Já na segunda-feira, 15, ocorre uma programação em sincronia com o "Dia Internacional de Sensibilização do Método Canguru", com a enfermeira neonatologista e coordenadora estadual do método em Sergipe, Amanda Kelly Freitas, às 10h. Às 16h e 20h, serão realizadas atividades lúdicas e motivacionais com as coordenações de enfermagem e suas respectivas equipes.

Na terça-feira, 16, às 9h, ocorre a abertura oficial da programação, cujo tema central será "A Importância do cuidado centrado na segurança do paciente e qualidade do atendimento". Às 10h, ocorre a Oficina de "Manejo de Amamentação", com a mestre e enfermeira Mariana Mattos. Às 14h, ocorre uma live integrando as unidades do INTS, com o psicoterapeuta professor Garrido, com o tema:"Você gostaria de ser atendido por um profissional como você?". Na sequência, às 15h, ocorre a palestra com a professora doutora e enfermeira Pabliane Marinho, da Universidade Federal de Sergipe (HU/UFS), focando em "Estratégias de Segurança do Paciente no Centro Cirúrgico".

Já na quarta-feira, 17, às 9h, ocorre a palestra sobre "Práticas Humanizadas", com a enfermeira obstetra Sandra Rafaela Lapa. Já a partir das 14h, acontece a palestra "Enfermagem na Hemoterapia e Reações Transfusionais", com a enfermeira doutora Ruth Torres, responsável técnica do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS). Logo após, às 15h, ocorre a palestra "Enfermagem reconhecendo os sinais de Sepse no Recém-Nascido", com a professora doutora e enfermeira Ana Dorcas, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Na quinta-feira, 18, pela manhã, em parceria com o Centro Universitário Estácio, através do curso de Estética, e com a Extrato da Terra, pela manhã será promovida uma ação oferecendo higienização facial e massagem, no espaço de convivência da unidade, e à tarde será promovida a ação com drenagem facial e spa das mãos, também no espaço de convivência.

Sexta-feira, dia 19, ocorre a ação com tricologia e spa terapia, pela manhã. À tarde, às 15h, ocorre mais uma edição do Cine Pipoca com sorteio de brindes, que será replicada também às 20h, visando beneficiar as outras escalas profissionais.

No sábado, 20, ocorre o encerramento da programação com um acolhimento pelo "Dia do Técnico em Enfermagem, distribuição de lembranças e um coffee break.