Funcaju e entidades de quadrilhas juninas discutem sobre o ciclo junino na capital

Cultura
12/05/2023 12h48

Os preparos para o ciclo junino, que se aproxima, seguem ocorrendo em toda a cidade. Nesse sentido, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade Aracaju (Funcaju), realizou, nesta sexta-feira, 12, uma nova reunião com organizações de quadrilheiros sergipanos, para discutir sobre o período junino na capital.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Funcaju, Luciano Correia; a vice-presidente da Associação das Quadrilhas Juninas de Sergipe (Asquaju-SE), Ana Lessa; o presidente da Liga das quadrilhas juninas de Aracaju e Sergipe (Liquaju-SE), Sergio Luiz; o marcador da Quadrilha Junina Século XX, Joel Reis; e outros quadrilheiros das entidades.

Para Luciano Correira, o contínuo diálogo com a categoria é essencial para a parceria construída com os quadrilheiros. “A situação das quadrilhas juninas é preocupante, porque há toda uma onda de novos ritmos e linguagens musicais, a força da mídia eletrônica e redes sociais totalmente engajadas nesses movimentos da indústria cultural. O poder público não resolve o problema, porque é um processo mais amplo, que envolve a sociedade de forma geral, mas pode fazer muito. Por isso, nosso compromisso tem sido o de cada vez mais apoiar essa importante e bela manifestação da nossa cultura. Foi assim no ano passado e este ano estamos ampliando uma verdadeira parceria com as associações e ligas que representam as quadrilhas juninas de Aracaju”.

Os representantes das entidades se mostraram satisfeitos com a segunda reunião sobre as quadrilhas juninas no município. Segundo Ana Lessa,  “a reunião foi maravilhosa, principalmente porque terá mais espaço para as quadrilhas. Temos quadrilhas de idosos e infantis, o que ajuda a fortalecer a categoria aqui na capital”.

O marcador da Quadrilha Século XX, Joel Reis, segunda mais antiga do Brasil, parabenizou  a Funcaju pelo apoio ao fomento das quadrilhas juninas. “Sem nosso fomento, não há como arcar com as despesas. Queremos mostrar ao público o que Aracaju tem de melhor”, explica.

Sérgio Luiz, que dança quadrilha há mais de 40 anos e é o presidente da Liquaju-SE, comemora a realização da reunião. “Sentamos para construir, juntos, associações e a Funcaju, a atuação durante o ciclo junino. O movimento junino está saindo bastante fortalecido”, finaliza.