Perimetral Oeste: Prefeitura realiza nova análise da qualidade da água do Riacho do Cabral

Agência Aracaju de Notícias
12/05/2023 15h32

Nesta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Aracaju realizou mais uma coleta de amostras de água do Riacho do Cabral para dar continuidade ao monitoramento dos recursos hídricos da região de intervenção da avenida Perimetral Oeste. O objetivo é avaliar a qualidade da água antes do início, durante e após a sua construção.

O Riacho do Cabral fica localizado na primeira etapa da obra. Sobre ele está sendo construída uma ponte, ligando os bairros Bugio e Soledade, pelo loteamento Rosa do Sol. De acordo com a engenheira florestal da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Heloísa Thaís, coordenadora ambiental do Projeto da Perimetral Oeste, essa é a segunda coleta realizada para monitoramento. “Realizamos uma coleta no ano passado, no período seco, e estamos aqui coletando novamente para realizar a análise química, física e microbiológica, a fim de verificar como está a qualidade da água do Riacho do Cabral. A cada seis meses nós apresentamos esses resultados aos órgãos ambientais”, afirma.

A engenheira ambiental Luciana Pivelo, analista ambiental sênior da empresa supervisora de obras Nippon/Cobrape, explica que a coleta é feita em dois pontos distintos do riacho. “Estamos coletando a montante e a jusante da obra da ponte. É muito importante verificarmos se a obra está impactando negativamente no corpo hídrico, seja por meio de descida de material, então aumenta os sólidos suspensos, ou do derramamento de óleo de maquinário, etc. Então a gente avalia semestralmente, no período seco e chuvoso, para fazer a comparação. E isso é apresentado ao BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento], mostrando que a obra está cumprindo toda a legislação ambiental e executando os programas ambientais de monitoramento”, detalha.

Responsabilidade ambiental
A Perimetral Oeste é uma das maiores obras do Programa de Requalificação Urbana da Prefeitura de Aracaju. Com cerca de 7,5 km de extensão, ela cruzará cinco bairros, ligando Aracaju a Nossa Senhora do Socorro, buscando trazer soluções para a mobilidade urbana, reduzir o tempo de viagem entre os bairros e fomentar o desenvolvimento da região através da melhoria da sua infraestrutura geral.

Para a sua construção foram realizados diversos estudos prévios, como o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), Licenciamento Ambiental e Relatório Ambiental Simplificado (RAS). A Prefeitura também fez um Inventário Florestal e possui as Autorizações Ambientais necessárias, incluindo a de supressão vegetal, para a construção da avenida, além de realizar o monitoramento dos recursos hídricos presentes no eixo de intervenção da obra,  

Ações de recuperação e compensação ambiental também serão implantadas. Entre elas, os estudos para a criação da Unidade de Conservação da Natureza na Zona Norte do Município de Aracaju - UC Lamarão, sobre a qual a Prefeitura de Aracaju coletou contribuições de moradores através de consultas públicas, já que a unidade busca a preservação aliada ao uso sustentável dos recursos pela comunidade. A Unidade de Conservação (UC) adotará a modalidade ‘Área de Relevante Interesse Ecológico’, com área de aproximadamente 1.000.028 m², às margens do Rio do Sal, na divisa com Nossa Senhora do Socorro.