Café com Teatro realiza exibição de filme na Escola Oficina de Artes Valdice Teles

Cultura
12/05/2023 17h32

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), realizou nesta sexta-feira, 12, mais um encontro do projeto Café com Teatro, que tem como objetivo promover discussões voltadas à cena teatral e linguagens artísticas.

Neste segundo encontro, dos quatro planejados para este mês de maio, foi realizada a exibição do filme ‘Jésus de Montréal’, do diretor Denys Arcand. A obra de 1989 conta a história de uma trupe de teatro que interpreta de forma não convencional a famosa Paixão de Cristo, em que de forma simultânea diversos acontecimentos do Novo Testamento passam a se concretizar na vida deles, além do conflito que é gerado com a igreja que os contrata para produzir a peça. Os filmes exibidos no Café com Teatro são sempre relacionado ao próprio teatro e geralmente estão fora dos serviços de streaming.

A abertura do Café com Teatro é sempre marcada com um momento musical, realizado pela cantora e oficineira Tânia Alves, que nesta sexta homenageou a cantora Rita Lee, que faleceu no início dessa semana. Tânia fez uma performance da música ‘Ovelha Negra’ e falou um pouco da importância cultural da cantora.

“É muito importante trazer esse momento pra simbolizar o quão importante ela foi, não só para o rock brasileiro, mas para as mulheres. Os temas que ela abordava, sua excentricidade, a sua forma de se expressar no mundo é muito significativa, eu sempre fui muito fã, inclusive quando eu comecei a cantar as primeiras músicas do meu repertório eram de Rita Lee”, conta.

O ator e estudante Lucas Carvalho, que foi aluno da Escola Oficina de Artes Valdice Teles entre 2021 e 2022, vem ajudando na organização do evento e fala da importância do projeto. “Cada vez que eu estou aqui é uma nova descoberta e experiência, cada momento e encontro aprendemos coisas novas e que não vemos comumente. A importância da arte, os filmes que são exibidos, as peças, que são um movimento de valorizar os alunos daqui e para as pessoas que vêm de fora isso é um incentivo para conhecer o curso”, explica Lucas.

Café com Teatro
O Café com Teatro acontecerá todas as sextas-feiras de 2023 na Escola Oficina de Artes Valdice Teles, com entrada gratuita. A programação será divulgada semanalmente nas redes sociais da Funcaju (@funcaju) e da EOAVT (@eoa.vt).