Sistema cadastral da Semfaz aprimorá informações sobre o território aracajuano

Agência Aracaju de Notícias
01/06/2023 09h00

Com o Projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE- Aracaju), iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), a Prefeitura de Aracaju está desenvolvendo uma nova plataforma tecnológica que reunirá dados sobre múltiplos aspectos do território aracajuano, e cujo acesso será disponibilizado para toda a população.

A partir do IDE-Aracaju, será possível agregar dados a localizações no território, por exemplo, para revisar a malha de quadras e lotes, atualizar o desenho dos logradouros municipais e o inventário de árvores e verificar a situação geoambiental, entre outras ações que envolvem inteligência geográfica.

A implantação de soluções está em fase de desenvolvimento, juntamente com as equipes de Tecnologia da Informação e Comunicação, e proporcionará a visualização dos dados coletados e estruturados segundo os padrões da Estrutura de Dados Geoespacias Vetoriais (EDGV) nacional.

O levantamento de dados territoriais foi feito em três etapas. A primeira foi a implantação da nova Rede de Referência Cartográfica Municipal e o levantamento aéreo, na qual um avião sobrevoou a cidade, fotografando e escaneando todo o território. Após isso, foi realizado o Mapeamento 360°, no qual um carro circulou por toda a cidade fazendo, a cada três metros, fotografias em 360 graus das fachadas e ruas, algo semelhante ao que é praticado pelo Google Street View.

A segunda fase foi a elaboração de modelos digitais de superfície e do terreno e a restituição, ou seja, o desenho de cada quadra, lote, construção. Já a terceira fase, etapa que está sendo desenvolvida,  atualmente, é a reambulação e geocodificação, ou seja, o processo de nomear as estruturas mapeadas e classificá-las, colocando atributos a cada objeto territorial (casas, postes, pontos de ônibus, igrejas, dentre outros).

De acordo com a coordenadora de Geoinformações do Cadastro Imobiliário da Secretaria Municipal da Fazenda, Manuela Nascimento, com essas informações em mãos será feito o aprimoramento dos cadastros que existem atualmente na Prefeitura, buscando sua atualização e, além disso, também estão previstos novos procedimentos para vistorias em campo e manutenção das informações. Ela afirma ainda que, futuramente, a população terá acesso aos mapas, informações e serviços associados, por meio do MapAju.

“Com o sistema, será possível acessar informações da cartografia da cidade e dados associados. Será possível checar com rapidez  informações diversas sobre o município, com prioridade para aquelas relacionadas a serviços prestados pela Prefeitura à população”, destaca.

Nova Base de Dados Integrada
Na fase atual, técnicos de diversas secretarias estão trabalhando em conjunto para a organização das bases de dados e inserção das informações associadas no visualizador dos mapas. Manuela Nascimento explica que a ferramenta reúne dados e informações seguras e detalhadas.

“Atualmente, estamos definindo processos de governança para que a troca de dados entre as diversas secretarias ocorra da melhor forma possível, levando em conta a LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados] e mecanismos para validação dos dados. Hoje em dia, a inteligência geográfica, saber onde as coisas estão e ter as informações do território atualizadas traz muitos benefícios na tomada de decisões e no desenvolvimento de projetos. Além disso, possibilita manter os cadastros atualizados, visando melhorar o acesso a serviços para cidadãos e cidadãs”, afirma.