Emsurb executa cronograma especial para ocorrências relacionadas às chuvas

Serviços Urbanos
23/05/2023 13h24

Equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) permanecem trabalhando, de maneira intensificada, para atenuar os impactos causados pelas chuvas intensas que continuam atingindo a capital sergipana. Em conjunto com outros órgãos da Prefeitura de Aracaju, as ações têm sido direcionadas l, nesta terça-feira, 23, a regiões mais sensíveis do município, algumas delas efetuadas em pontos onde o volume de água acima da média tem ocasionado alagamentos, enquanto que outras vêm sendo incorporadas à programação em caráter preventivo. 

Desde as primeiras horas do dia, equipes da empresa municipal prestam apoio à Defesa Civil do município na retirada de famílias que residem na região do Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana. De forma antecipada, a medida tem por objetivo preservar a saúde e a integridade dos moradores, evitando danos maiores diante da possibilidade de aumento do nível das águas do Rio Poxim, o que pode ocasionar inundações na localidade. 

“Em todas as vias do Largo da Aparecida, a Emsurb concluiu um trabalho intenso de retirada de resíduos, iniciado nos últimas dias, evitando que esse material tenha as galerias e bocas de lobo como destino final. Somado a isso, a coleta domiciliar de lixo na região também foi remanejada para ampliar esse atendimento, objetivando, claro, oferecer o máximo de assistência para esta comunidade”, reitera o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, que acompanhou as ações executadas no local, durante o período da manhã.  

Limpeza de canal e recolhimento de resíduos
A empresa municipal também está em alerta quanto aos resíduos presentes em vias e demais espaços públicos, os quais são decorrentes do descarte indevido e que acabam elevando a probabilidade de alagamentos.
 
Dentre as localidades atendidas pelas equipes de varrição e capinação, ao longo do dia, estão trechos das avenidas Tancredo Neves e Augusto Franco, ambas com histórico de acúmulo de água. Além destes, corredores como Marieta Leite, Jornalista Santos Santana, Inácio Barbosa; loteamento Nova Liberdade, bem como os conjuntos Augusto Franco e Orlando Dantas, também estão na programação. 

Do mesmo modo, os canais situados em pontos de Norte a Sul da capital permanecem no cronograma de atividades preventivas e de apoio às intercorrências ocasionadas pela chuva forte. O trabalho que prevê a avaliação do fluxo das águas pluviais, pontos de retenção e possíveis obstruções das galerias, tem sido direcionado a regiões mais críticas, a exemplo do conjunto Lourival Batista; das avenidas Salatiel Santana e Airton Teles; do Riacho do Cabral, assim como todos os canais localizados na região da Aruana, antiga zona de Expansão. Com exceção da Airton Teles, nenhum outro risco ou episódio de transbordamento foi registrado. 

“Além dessas mobilizações, a Emsurb deslocou agentes para dar suporte aos moradores e comerciantes da rua B4, no bairro Santa Maria, onde houve um deslizamento de terra. Estamos com maquinário no local, fazendo a raspagem da lama e um pronto recolhimento dos rejeitos”, detalha o diretor de Operações da Emsurb, Vinícius Almeida. 

Monitoramento de árvores e de animais soltos
As operações da Emsurb se voltam, também, ao atendimento envolvendo a queda de arbóreas. Nas últimas 24 horas, a empresa municipal registrou incidentes deste tipo em seis pontos da capital, sendo eles a rua Fábio Anchieta com avenida D (Santa Maria), ruas Geruzinho (Getúlio Vargas) e Estância (Cirurgia); avenida do Gari (Inácio Barbosa) e na região do Anchietão (Bugio). 

“Todos esses atendimentos estão sendo feitos da forma mais rápida possível. No Santa Maria, as equipes estão atuando para liberação da via. Na rua Estância, a árvore atingiu o muro de uma residência e os agentes trabalham na remoção dos galhos. No Olaria e Inácio Barbosa, este último nas proximidades da empresa Torre, houve a queda de árvores de porte menor”, explica o coordenador de Poda da Emsurb, Rafael Aragão. 

Outra situação que eleva o risco de acidentes em dias chuvosos diz respeito à soltura de animais em vias públicas. Por esta razão, a Emsurb tem reforçado as rondas já realizadas, diariamente, pelas equipes do Centro de Apreensão de Animais, do mesmo modo em que atua mediante as denúncias recebidas da população. Até o momento, foram resgatados 10 cavalos que estavam vagando em regiões da cidade, sendo oito na antiga zona de Expansão e dois nas proximidades da Orlinha do Bairro Industrial.