Prefeito Edvaldo discursa em entrega de Título de Cidadania Sergipana para Camila Ferezin

Agência Aracaju de Notícias
25/05/2023 14h58

O prefeito Edvaldo Nogueira discursou, na manhã desta quinta-feira, 25, durante a solenidade de entrega do Título de Cidadania Sergipana à técnica da seleção brasileira de ginástica rítmica, Camila Ferezin. Ao participar da cerimônia, no plenário da Assembleia Legislativa, o gestor da capital sergipana destacou que a iniciativa, proposta pelo deputado estadual Marcelo Sobral, "é um reconhecimento a uma mulher e profissional extraordinária, que conseguiu, com muito trabalho, ao lado de grandes atletas, colocar o nome de Sergipe no topo da ginástica mundial". Natural do Paraná, Camila Ferezin reside em Aracaju há 12 anos, período em que está à frente da equipe brasileira.

"Camila Ferezin já era sergipana de coração. Agora é, de fato e de direito, o que para todos nós, é motivo de muito orgulho. Todas as pessoas que recebem essa homenagem são merecedoras, mas no caso de Camila, tem um peso ainda maior, por todo o trabalho que ela tem feito, colocando o nome da nossa capital e do nosso estado no topo da ginástica rítmica mundial. São 12 anos dedicados a escrever uma história vitoriosa, junto à nossa seleção brasileira aqui, em nosso estado. Portanto, este é um título muito merecido e ficamos muito felizes por tê-la conosco, como sergipana que ama o local onde vive e que já incorporou o espírito do nosso estado", afirmou.

Em seu discurso, o prefeito lembrou ainda as principais conquistas da seleção brasileira de ginástica rítmica sob o comando da técnica, sendo as mais recentes a primeira medalha de ouro e duas medalhas de bronze em etapas da Copa do Mundo. "Quando ela assumiu esse grande desafio, há 12 anos, estávamos na 26ª posição. Hoje, vivemos uma nova realidade  e, somente este ano, já conquistamos duas medalhas de bronze e um ouro inédito. Esse é o resultado de um grande trabalho, do empenho e dedicação de Camila e dessas atletas gigantes, que são verdadeiros exemplos para todos nós. Tenho certeza de que muitas outras conquistas virão e nós, sergipanos, estaremos lá, para aplaudi-las", completou.

Ao receber o título de cidadania sergipana, Camila Ferezin se disse "extremamente honrada e emocionada". "Cheguei aqui em 2011, vim à convite da Confederação Brasileira de Ginástica para assumir uma grande missão, que muito me orgulha, e já me considerava sergipana há bastante tempo. Viver ao lado de um povo gentil, hospitaleiro, sempre fez com que eu me sentisse em casa. Aqui, obtive as maiores vitórias da minha carreira profissional, então sou imensamente feliz por viver em um lugar que conquistou meu coração e que me proporcionou uma verdadeira mudança de vida. É um momento de muita gratidão receber essa homenagem. Amo morar aqui e amo, mais ainda, treinar essas meninas que nos trazem tanto orgulho", disse a nova sergipana, agradecendo ao deputado Marcelo Sobral, autor da propositura, à equipe técnica da seleção, às ginastas, aos presentes e aos seus familiares.

Biografia

Natural de Londrina, Paraná, Camila Ferezin é graduada em Educação Física, pela Universidade Norte do Paraná, e especialista em ginástica rítmica, pela Universidade Norte do Paraná. Iniciou sua carreira como atleta aos 8 anos e aos 23 anos tornou-se integrante da seleção brasileira de ginástica rítmica, onde permaneceu por 10 anos e acumulou títulos importantes como o tetracampeonato nos Jogos Pan-Americanos. Assumiu o comando da seleção brasileira de conjunto em 2011, quando conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Guadalajara. Quatro anos depois, em Toronto, ganhou, novamente, a medalha de ouro. As mais recentes conquistas foram alcançadas este ano nas etapas do campeonato mundial: foram duas medalhas de bronze inéditas, na Grécia, e um ouro inédito, em Portimão, Portugal.