Em parceria com universidades, Prefeitura promoverá formação em tecnologia para professores

Educação
25/05/2023 17h30

Uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Universidade Tiradentes (Unit) e a Universidade de Aveiro, de Portugual, promoverá uma formação em Tecnologia da Informação para os professores da rede municipal de ensino. O foco da capacitação será baseado no resultado de uma avaliação diagnóstica que mediu os níveis de competências digitais entre os docentes. O resultado desta avaliação foi apresentado à Semed nesta quinta-feira, 25.

Entre os meses de setembro e dezembro de 2022, professores da rede responderam ao questionário denominado ‘Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), que já vem sendo utilizado em redes de Educação da Europa e que está sendo disponibilizado pela Universidade de Aveiro, por intermédio da Unit. Em Aracaju, 515 professores da rede municipal de ensino participaram da avaliação.

"A Unit nos deu a devolutiva com os resultados obtidos através da aplicação dos questionários e também nos apresentaram uma proposta de formação. A ideia é que, agora, a gente apresente este resultado aos gestores escolares para que tenham ciência do nível do desenvolvimento tecnológico de seus professores. A partir daí, vamos organizar este processo formativo para atender as demandas de cada segmento de professores, tanto da Educação Infantil, quanto do Ensino Fundamental", explica o diretor de formação continuada da Semed, professor Willams dos Santos.

O DigCompEdu foi desenvolvido pela Comissão Europeia com o objetivo de permitir a educadores, de todos os níveis de educação, avaliar e desenvolver de forma abrangente a sua competência digital pedagógica. O programa propõe ainda seis níveis de proficiência que variam entre o A1 e o C2, que indicam o participante como recém-chegado, explorador, integrador, especialista, líder ou pioneiro.

De acordo com Willams, na rede municipal, há vários níveis diferentes de competências digitais. “Há um grupo de professores que estão nos níveis mais básicos de tecnologia e outros em níveis mais avançados, que sabem usar a tecnologia de forma pessoal mas também como dispositivo pedagógico em sala de aula”, conta.

De acordo com o secretário da Educação, Ricardo Abreu, a Prefeitura vem atuando em várias frentes para que os docentes e discentes tenham acesso às tecnologias e a equipamentos que dialoguem com as mais modernas práticas de Educação.

"Entendemos que os nossos passos devem ser embasados através destes diagnósticos e o termo de cooperação firmado entre Prefeitura e Unit  possibilita termos uma radiografia de proficiência tecnológica dos nossos docentes, porque a partir desse diagnóstico vamos poder desencadear uma série de ações, principalmente no que diz respeito à formação continuada de professores”, afirma o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.

Participaram da reunião a consultora para assuntos extraordinários da Semed, Maria Antônia de Arimateia; o diretor de Tecnologia da Informação, Caio Davines; o diretor do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada, Willams dos Santos; a técnica pedagógica Adriana Meneses; e os professores da Unit Ronaldo Linhares e Alexandre Chagas.