Projeto Florir: Prefeitura capacita gestores escolares para melhorar acesso a informações

Educação
25/05/2023 18h00

Nesta quinta-feira, 25, os gestores das escolas municipais que ofertam o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) se reuniram no Auditório Antônio Vieira Neto com a equipe do Projeto Florir, iniciativa da Prefeitura de Aracaju que visa levar dignidade menstrual às pessoas que menstruam matriculadas na rede. Na ocasião, os gestores puderam ser capacitados para adequar cada vez mais o programa às suas escolas e melhorar o acesso de informações e materiais sobre a menstruação.

O evento aconteceu durante toda a tarde e contou com palestras, debates, exercícios de conhecimento sobre o tema, entre outras atividades, com o intuito de levar a ação do projeto com mais qualidade às estudantes e as acolher da melhor forma possível.

Izabel Cristina Santana Campos, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Laonte Gama da Silva, acredita que esses momentos de reunião são muito válidos, “pois gera esclarecimento e tira as dúvidas que as escolas ainda possuem". "Além disso, toda ação promovida que venha a agregar valor e dignidade para os estudantes são ações bem-vindas”, frisa.

Diretor da Emef Presidente Vargas, Robson Santana destaca que apesar da timidez em receber os absorventes, as alunas saem satisfeitas. “Esta é uma necessidade biológica que está sendo atendida. A permanência e frequência dessas estudantes nas escolas está intrinsecamente ligada aos auxílios que recebem, e o absorvente é um deles”, pontua o gestor.

“Tudo o que vem para que melhore a saúde e a higiene, ela vem para somar com o processo pedagógico porque eles estão juntos. Estão interligadas a necessidade biológica com a necessidade intelectual”, complementa Robson.