Maternidade Municipal Lourdes Nogueira chega à marca de 300 partos realizados

Saúde
26/05/2023 17h24

Maria Alice nasceu com 2,900 kg e 49 centímetros, às 21h20 da quinta-feira (25). Ela é a primeira filha de Cleidiane Silva Santana, 30 anos, moradora do bairro Coroa do Meio. Uma criança linda, tranquila e que representa o avanço de um serviço comprometido com a humanização no atendimento às gestantes da capital e de todo o estado, alcançando o número de 300 partos realizados na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN).

Ao completar 40 dias de funcionamento, já foram realizados mais de 1000 procedimentos entre consultas, exames e procedimentos clínicos e ambulatoriais, parturientes de 17 municípios, sendo 16 de Sergipe e o município baiano de Fátima. São 300 partos, sendo 109 cesáreas, 191 normais, 151 crianças do sexo feminino, 149 do sexo masculino.

Aracaju concentra 225 partos (75% do total), sendo 112 crianças do sexo feminino e 113 do sexo masculino. Na sequência, vêm os municípios de Nossa Senhora do Socorro, com 26 partos (8,7%), e São Cristóvão, com 22 partos (7,3%). O município de Itaporanga D'Ajuda aparece logo em seguida, com 5 partos, seguido por Barra dos Coqueiros, com 4 partos, e Laranjeiras, com 3 partos.

A lista segue com Aquidabã, com 2 partos, e os municípios de Areia Branca, Porto da Folha, Ilha das Flores, Maruim, Muribeca, Brejo Grande, Nossa Senhora da Glória, Pirambu e o município de Fátima (BA), com o envio de uma parturiente cada um.

Capacitações

Desde que entrou em funcionamento, dentro da proposta de Educação e Capacitação continuada, a MMLN já realizou capacitações correlatas à anestesiologia, tendo como facilitadores o presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe, doutor Fabrício Antunes e a também anestesiologista e diretora científica da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe, doutora Camila Sá, iniciativa que também contou com o apoio da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanestese), discutindo os principais aspectos de práticas e técnicas correlatas às atividades de uma maternidade. A ação reuniu o corpo técnico médico da unidade na noite da última quinta-feira, no auditório da MMLN.

Já na tarde desta sexta-feira, 26, ocorreu uma programação alusiva ao "Maio Furta-Cor", que aborda aspectos correlatos à saúde mental materna. A programação reuniu o corpo técnico de Enfermagem da unidade, tendo como tutora a psicóloga e doula Luna Maia Mais, com o tema "Se Importe com a Mãe! Assuma Essa Causa", evidenciando métodos e técnicas para detectar riscos, evitar a violência obstétrica e os traumas decorrentes de situações mal conduzidas no ambiente de maternidade.