Prefeitura orienta jovens do território da Perimetral Oeste para busca ativa de empregos

Agência Aracaju de Notícias
26/05/2023 20h43

Através do Trabalho Técnico Social da Perimetral Oeste, a Prefeitura de Aracaju realizou mais uma ação para a comunidade do entorno da grande avenida. A oficina "Conquiste seu Emprego, guia completo para procura ativa", foi levada para alunos do 3º ano do Centro de Excelência Governador Augusto Franco, no bairro Santos Dumont, na tarde desta sexta-feira, 26. Durante o encontro, foram abordados temas relacionados à empregabilidade e programas de aprendizagem profissional, além de orientações gerais para montagem de currículos e sobre como se portar numa entrevista de trabalho. 


O instrutor de Educação Profissional, Diego Almeida, destacou que trabalhar a temática da empregabilidade e juventude é motivador, ao mesmo tempo que é desafiador. Na sua avaliação, a juventude hoje é bastante antenada em redes sociais, mas nem sempre faz um uso produtivo desse acesso à informação. 

“Então, no primeiro momento, trabalhamos a questão do mundo do trabalho, quais são as possíveis vagas em potencial, que atendam aos requisitos da idade deles, entre 14 e 24 anos. Depois, avançamos na oficina com questões mais técnicas, relativas à produção dos currículos. Mostramos quais são os erros mais comuns e como não cometê-los, além de dar dicas técnicas de comportamento na hora da entrevista de emprego. Então, foi uma tarde bastante prazerosa, bastante produtiva. Espero que os frutos que plantamos aqui, nesta tarde, germinem futuramente na carreira profissional de cada um deles”, disse Diego. 

Aos 17 anos, a jovem Maria Júlia Lima Santos comentou que achou interessantes as informações passadas. “Aprendi várias coisas boas e aquelas dicas do que a gente não pode fazer ou deve evitar para não perder a entrevista. Tinha muitas coisas que eu não sabia, e uma delas foi que devemos evitar colocar foto no currículo, porque tem muita gente que julga pela aparência. Estou começando agora o 3º ano e é um momento muito bom para aprender essas coisas, porque vamos terminar a escola e já começar o trabalho”, disse a jovem, que tem a intenção de cursar Artes Cênicas na universidade.

Também para Mariana Fiel da Cruz, de 18 anos, as informações recebidas foram bastante úteis. “Eu achei curiosa principalmente a questão do currículo. Porque eu aprendi a fazer há um tempo atrás, mas acho que já existem atualizações nessas orientações. Então, foi importante ter assistido hoje. Até já estava corrigindo algumas coisas aqui no meu”, disse ela, que afirma já ter participado de algumas entrevistas e trabalhado em uma panificação. “Eu ficava no caixa, fazia vendas, atendia, ajeitava as coisas na prateleira, etc. Mas quero me formar ou em psicologia ou em pedagogia”, revelou a jovem. 

De acordo com a analista de projetos da Diagonal Social, Maísa Amaral, a oficina foi uma edição piloto e deve ser levada para outras escolas situadas na região de intervenção da Perimetral Oeste. “Dentro do eixo de desenvolvimento econômico do Trabalho Técnico Social, temos previstas uma série de ações de capacitação para fomentar a geração de emprego e renda junto à comunidade, neste caso específico os jovens, para que possam, após saírem do ensino médio, entrar no mercado de trabalho. É uma felicidade imensa pode realizar essa oficina”, concluiu.

Ao final do encontro, a gestora do Centro de Excelência Governador Augusto Franco, Amanda Aquino, comentou que foi gratificante ter recebido a ação do Projeto da Perimetral Oeste. “Nos sentimos privilegiados em receber essa oficina e possibilitar que nossos alunos presenciem e aprendam um pouco mais sobre o mundo do trabalho e sobre como preencher o currículo. Com certeza vai agregar bastante ao aprendizado deles”, comentou.