Nova sede da UBS Elizabeth Pita garantirá ampliação de serviços no Santa Maria

Agência Aracaju de Notícias
02/06/2023 09h00

A comunidade do bairro Santa Maria já espera ansiosa pela entrega da nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Elizabeth Pita, que está em fase final de construção. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está concluindo a obra, que garantirá a melhoria da oferta dos serviços de saúde. Para executar o projeto, são investidos mais de R$ 2 milhões. Atualmente, os usuários referenciados na unidade estão sendo atendidos em outro prédio, localizado na rua B, 14, no mesmo bairro.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destaca que a obra "tem uma qualidade muito boa" e logo será entregue à comunidade. "É um equipamento de saúde bastante esperado pela população, que hoje está sendo atendida em um local alugado pela Secretaria Municipal da Saúde. Em breve, os moradores do Santa Maria poderão utilizar a sua UBS dentro do seu território, em uma unidade nova e feita com todo carinho para toda a população”, enfatiza.

A Unidade Básica de Saúde Elizabeth Pita fará, em média, 1.112 atendimentos por mês, suprindo, deste modo, a demanda atual. Localizada em uma área estratégica, a nova unidade trará maior conforto e maior espaço físico para a prestação de um serviço com mais qualidade de serviço. Além disso, aumentará de um para três o quantitativo de consultórios odontológicos.

A estrutura da UBS contará com recepção, duas salas de espera, sala de imunização e nebulização, dois consultórios de enfermagem, três consultórios médicos, um consultório ginecológico, sala de curativo, três gabinetes odontológicos, sala de observação, sala de assistência social, sala de reunião, farmácia, depósito, banheiros e vestiários acessíveis, centro de material esterilizado simplificado e DML.

Expectativas
Os moradores do Santa Maria, que serão os maiores beneficiados com a nova Unidade Básica de Saúde, estão ansiosos e com boas expectativas em relação à UBS Elizabeth Pita. Maria da Penha, de 60 anos, disse que não vê a hora de a obra ser entregue. “Eu morava em São Cristóvão. Agora tem seis meses que estou aqui, e sou usuária da UBS. Acho muito bom, acredito que com o novo local vamos ter uma acolhida muito melhor e mais oportunidades de  atendimento”, disse.

Opinião semelhante tem a moradora Jenicleide Vieira dos Santos, de 53 anos. “Já moro aqui há 15 anos e sempre fiz minhas consultas aqui. Lá no novo prédio da UBS vai ser melhor para nós, porque haverá mais espaço para todos serem atendidos com mais conforto, além de mais médicos”, declarou.

José da Silva Lourenço mora no Santa Maria há 22 anos, e acredita que a UBS Elizabeth Pita vai trazer melhorias para todos os moradores do bairro. “A nossa expectativa é grande. Lá, já tinha um espaço enorme, e agora com essa reforma, essa nova construção, acredito que vai ficar maior ainda. Vamos ter um atendimento melhor. Estamos muito felizes com essa obra da Prefeitura”, afirmou.

A nova sede da UBS, que está em fase de conclusão, já recebeu a instalação de alguns equipamentos, pintura e paisagismo. A unidade ocupa uma área de aproximadamente 580 m² e, além da estrutura física totalmente acessível, contará com novos equipamentos e mobiliários a fim de proporcionar mais conforto para servidores e usuários.