Semana do Meio Ambiente: Aju Animal trata sobre adoção responsável em esquete teatral

Agência Aracaju de Notícias
05/06/2023 17h13

Dentro da programação da Prefeitura de Aracaju alusiva à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio do Programa Aju Animal, apresentou nesta segunda-feira, 5, uma esquete teatral no espaço “Viver Bem”, local que funcionará como um coworking sustentável dentro do Shopping Jardins. O evento teve a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas.

A apresentação teatral foi conduzida pelo grupo EArte, da Sema, e abordou as temáticas dos maus tratos e adoção responsável de animais, emocionando adultos e adolescentes que assistiram. Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Paula Alves, um dos objetivos é reforçar as ações do Programa Aju Animal, evidenciando a pauta de sensibilização a respeito da adoção, cuidado e prevenção aos maus tratos aos animais também. 

“Essa é apenas uma esquete teatral, mas estamos com um calendário semanal de ações que fazem um reforço nessa temática do cuidado com o meio ambiente, uma vez que essa semana é tão especial. O que trouxemos hoje é um assunto bem relevante para a sociedade de hoje, uma vez que os números de abandono animal são muito grandes. Existe uma preocupação em sensibilizar para evitar que esses números continuem crescendo”, disse.

Coordenadora de Sustentabilidade do Shopping Jardins, Vivianne Andrade Silva destacou a necessidade de tratar desse tema junto à sociedade. “A ideia é trabalhar o nosso manifesto de sustentabilidade dentro do shopping, um local que recebe um público de cerca de 25 mil a 50 mil pessoas por dia. Então é um momento de conseguir aproximá-las dessa temática e conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos cuidados com os animais”, afirmou.

Conscientização
A esquete teatral do Programa Aju Animal foi assistida por jovens e adultos de várias idades. Uma das espectadoras foi Ayslla Carolina Teles Albuquerque, de 14 anos, aluna do Centro de Excelência 8 de Julho. Ela mostrou-se encantada com a forma como a peça teatral abordou o assunto. “A gente precisa cuidar dos animais com amor e carinho que realmente eles precisam, para terem uma vida mais confortável e digna. Nós, jovens, temos que ter mais responsabilidade para com a conservação do meio ambiente e no cuidado com os animais”, disse.

Quem também esteve presente foi a professora de Artes Fernanda Caroline Alves. “A temática é válida tanto dentro quanto fora da escola. Em qualquer ambiente, temos que entender que animal não é um objeto, é um ser vivo que precisa de cuidado, carinho e atenção. Uma apresentação teatral como essa é importante para que todos entendam a responsabilidade que é ter um animalzinho de estimação”, declarou.

Programação
A Semana do Meio Ambiente é uma importante iniciativa que reforça o compromisso da Prefeitura de Aracaju em desenvolver uma cultura de respeito à natureza e à preservação dos recursos naturais. O evento visa sensibilizar a população sobre a importância de adotar práticas sustentáveis e promover a conscientização sobre a necessidade de preservar e conservar o meio ambiente.

Até a quarta-feira, 7, a programação especial conta com uma série de atividades. Neste período, estão previstas diversas ações de educação ambiental, distribuição e plantio de mudas, além de oficinas relacionadas à sustentabilidade. O objetivo é promover a conscientização ambiental, incentivar práticas sustentáveis na cidade e discutir políticas públicas de preservação do meio ambiente e de proteção animal adotadas pela administração municipal.

Segunda-feira, dia 5
Evento 1 – Oficina de Puffs de Pneus
Local: Emef Dom José Vicente Távora – bairro Centro
Horário: 9h 

Evento 2 – Palestra do secretário municipal do Meio Ambiente na TV Sergipe 
Palestrante: Dr. Alan Lemos
Local: TV Sergipe – rua Alto da TV, s/n, bairro Cidade Nova
Horário: 9h30 às 11h

Evento 3 – Plantio de árvores
Local: Rua Itabaiana
Horário: 14h

Evento 4 - Apresentação teatral AjuAnimal, abordando a temática de maus tratos aos animais e adoção responsável
Local: Shopping Jardins 
Horário: 15h

Terça-feira, dia 6
Evento 1- Abertura do VI Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade – ANAMMA e palestra sobre Licenciamento Imobiliário 
Horário: 8h às 11h e 13h30
Local: Auditório da CAASE, rua Tenente Martinho Garcez, 71, bairro Cirurgia

Evento 2 – Carro da Árvore - Distribuição de mudas, frutíferas e medicinais
Horário: 9h
Local: Emef Deputado Jaime Araújo, bairro Soledade

Quarta-feira, dia 7
Evento 1 – Plantio de árvores
Horário: 8h às 12h
Local: avenida José Carlos Silva – bairro Farolândia 

Evento 2 – Apresentação Teatral Reinos, abordando temáticas como cuidados com a água e com a coleta seletiva
Horário: 9h
Local: Emei José Calumby, bairro 17 de Março.