Prefeitura apresenta experiência da PPP de iluminação de Aracaju a gestores paranaeneses

Infraestrutura
06/06/2023 13h00

O sucesso da Parceria Público-Privada (PPP) que viabilizou a modernização do parque de iluminação pública da capital atraiu, mais uma vez, gestores de outras cidades do país. O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) recebe, nesta terça-feira, 6, profissionais da Prefeitura de Fazenda Rio Grande, localizada na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, para compartilhar a experiência aracajuana no processo.

Na reunião, foram apresentados dados importantes, a exemplo do perfil e histórico dos pontos de iluminação, detalhes do projeto e modelagem econômico-financeira, além de abordar outros aspectos gerais da gestão, como obras entregues e em execução e intervenções na infraestrutura da cidade.

“O trabalho que desenvolvemos em Aracaju se tornou um destaque positivo em todo o país, e a prova disso é que vários municípios nos já procuraram para ouvir e compreender melhor o que foi feito aqui. Nós ficamos muito felizes em poder partilhar, porque a PPP da iluminação pública proporciona diversos benefícios para a população, sejam econômicos ou em termos de segurança. É um prazer proporcionar essa troca de experiências, e espero que eles tenham tanto sucesso quanto nós tivemos”, estima Ferrari.

O projeto de iluminação pública promove benefícios como a substituição de todo o parque de iluminação por lâmpadas de LED, incremento para a segurança pública, redução de gastos em energia elétrica, eficientização da gestão de recursos e melhorias urbanísticas.

Pedro Sinatra, diretor de iluminação pública de Fazenda Rio Grande, conta que ficou impressionado com o estágio da modernização na capital sergipana.

“A nossa vinda foi para que a gente possa usar esse modelo de Aracaju, implantar em nossa cidade e virar referência no Paraná. Nosso processo ainda está em fase de modelagem, e nossa licitação está prevista para acontecer em janeiro. Temos que dar os parabéns para Aracaju, a modernização ficou perfeita”, reconheceu Pedro.

Fábio Nogara, procurador do município de Fazenda Rio Grande, destaca que a PPP "deu bastante certo em Aracaju", e pode gerar uma grande economia de recursos em Fazenda Rio Grande. "É interessante vir conhecer esse projeto pioneiro, para que a gente tire o maior proveito possível e consiga implementar de maneira eficiente”, considera.

A equipe do município de Fazenda Rio Grande presente em Aracaju é composta por Pedro Sinatra, diretor de iluminação pública; Fábio Nogara, procurador do município; Geovana Cordeiro, diretora de Compras e Licitações; e Evelyn Cristina, pregoeira.