Semana do Meio Ambiente: Prefeitura participa de fórum para discutir sobre sustentabilidade

Meio Ambiente
06/06/2023 14h31

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em continuidade à programação da Semana do Meio Ambiente, participou nesta terça-feira, 6, do VI Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade, evento promovido pela Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (Caase).


O objetivo do encontro foi discutir questões relacionadas ao licenciamento ambiental, compartilhar experiências e buscar soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pelos municípios. O secretário municipal do Meio de Ambiente, Alan Lemos, foi um dos convidados e palestrante do Fórum e falou sobre a importância de promover esse tipo de evento.

“A Prefeitura de Aracaju desempenha sua parte no cotidiano por meio de ações de licenciamento, controle e conscientização ambiental. Portanto, eventos como esse, em parceria com a Anamma e a Caase, nos permitem ampliar a discussão e conscientização em uma escala maior. Aproveitamos a Semana do Meio Ambiente como uma oportunidade para reforçar nosso compromisso ambiental, ou seja, nos possibilita levar essa mensagem a um público mais amplo e engajar mais pessoas na causa ambiental.” frisa o secretário.

De acordo com o presidente da Anamma/SE, Allan Fontes, o Fórum serviu para promover a comunicação e o networking entre os municípios, os órgãos intervenientes e os órgãos do Sisnama, que é o Sistema Nacional do Meio Ambiente. 

“Sergipe é um estado que possui uma forte concentração de gestão ambiental na região metropolitana. No entanto, assumimos o desafio de descentralizar a gestão ambiental municipal e fortalecer essa gestão em todo o estado. Através desses fóruns, acreditamos que a colaboração e a cooperação entre os órgãos e os municípios são fundamentais para fortalecer a gestão ambiental, além de promover o compartilhamento de conhecimentos, experiências e boas práticas entre os municípios, para que juntos possamos aprimorar essa gestão, garantindo a proteção e a preservação do meio ambiente em todo o estado de Sergipe” ressalta Allan.

Para a presidente da Caase, Marília Menezes, essa é uma oportunidade para promover o estudo e a conscientização ambiental tanto para a sociedade em geral quanto para os profissionais da área jurídica. “Além disso, é uma oportunidade de trazer à tona as demandas atuais que o meio ambiente exige, visando o bem coletivo como um todo. Juntos, podemos fortalecer a proteção ambiental, promover a sustentabilidade e buscar soluções para os desafios ambientais enfrentados atualmente”, completa Marília.

Segundo Aline Menezes, diretora interina de Licenciamento Ambiental da Sema, essa parceria permite abordar o tema tanto para técnicos especializados quanto para leigos. “Como estamos celebrando a Semana do Meio Ambiente, é essencial que as pessoas tenham conhecimento sobre os diferentes tipos de licenciamento necessários para atividades que impactam o meio ambiente.”

Além do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade, houve uma apresentação da Diretoria de Licenciamento Ambiental da Sema, com palestra sobre o tema central sobre o licenciamento imobiliário, ministrada pela coordenadora de análise de processo Maria Helena Andrade.

“O tema imobiliário é especialmente relevante aqui no município de Aracaju, e acredito que essa seja uma excelente oportunidade para uma troca intensa de experiências. É uma oportunidade para reforçar e fortalecer as secretarias municipais, estabelecendo claramente as competências de cada uma delas, tanto em termos de licenciamento, quanto de fiscalização”, destacou Helena.