Na Semana do Meio Ambiente, Prefeitura leva Carro da Árvore ao bairro Soledade

Meio Ambiente
06/06/2023 15h05

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou nesta terça-feira, 6, mais uma ação do Carro da Árvore, com distribuição de mudas de plantas medicinais, frutíferas e arbóreas. A ação, realizada Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Deputado Jaime Araújo, no bairro Soledade, faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e mobiliza a população sobre a importância da conscientização no tocante à preservação do meio ambiente.


A Semana do Meio Ambiente tem como principal objetivo trabalhar a sensibilização ambiental, como ressaltou o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos. “O foco é chamar a atenção para a importância da preservação e conservação dos ativos ambientai, para os cuidados e medidas que devemos tomar no hoje, pensando nas futuras gerações que herdarão tudo o que construirmos no momento atual”, afirma. 

O Carro da Árvore é um projeto itinerante que visita diversos bairros da cidade e faz a distribuição de mudas nativas, além de espécies medicinais e florestais, objetivando estimular o plantio consciente. A intenção é gerar o desenvolvimento nos mais diversos aspectos e, com isso, trabalhar para Aracaju crescer de maneira sustentável.
 
“A Prefeitura tem feito a sua parte, plantando mudas em espaços públicos. Na ação de hoje, fizemos esse plantio em conjunto com toda a comunidade, para que a população possa, também, ter sua própria árvore em sua residência”, declara a gestor. 

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Paula Ferreira, destaca que a preocupação da Sema de sensibilizar a população para os cuidados com a arborização na cidade. 

“Isso refletirá em uma boa qualidade de vida para a comunidade. O Carro da Árvore tem esse poder de disseminar e dar continuidade a esse viés, para que as pessoas realmente possam cuidar do meio ambiente, partindo da sua propriedade, tendo como exemplo o plantio em sua casa, de forma contínua. Isso mostra o êxito do projeto, provando que a população está se preocupando cada vez mais em manter o meio ambiente preservado”, ressalta Paula. 

Durante a ação, foram distribuídas 255 mudas para os moradores do bairro, sendo 200 medicinas, 55 de espécies florestais, entre elas, saboneteira, chuva de ouro, pitanga e ipê-amarelo, e 8 de espécies medicinais, como babosa, cidreira, capim santo e boldo brasileiro.