Alunos da rede municipal são premiados na modalidade Atletismo nos Jogos da Primavera

Educação
12/06/2023 15h30

Nesta segunda-feira, 12, alunos da rede municipal de ensino da capital participaram da etapa final e premiação da modalidade Atletismo na 39º edição dos Jogos da Primavera. Com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Professor Antônio da Costa Melo, Bebé Tiúba e Professora Maria Thetis Nunes competiram em diversas modalidades.

As provas e premiações ocorreram na pista de Atletismo da Universidade Tiradentes, no bairro Farolândia. Coordenador de Educação Física e Esporte (Coefesp) da Semed, Robson dos Santos explica que a Educação de Aracaju acompanhou todo o processo de competições dos alunos da rede, assegurando-lhes transporte e lanche. Ele ressalta, ainda, que o incentivo ao esporte estimula o desenvolvimento de forma integral.

"Como trabalhei em um mundo acadêmico durante 20 anos aqui na Unit, costumo dizer que toda criança deveria passar por duas modalidades no início da sua vida escolar: o Atletismo e a Ginástica. O primeiro, especificamente, trabalha os movimentos comuns ao ser humano, como correr, saltar, arremessar. São habilidades que todos nascem com elas, mas podem desenvolver melhor as possibilidades e competências através das práticas esportivas", destaca Robson.

Trabalho intenso
Professor de Educação Física e treinador de Atletismo na Emef Prof. Antônio da Costa Melo, do bairro Getúlio Vargas, Devisson Santos afirma que desde 2013 trabalha a modalidade entre seus alunos, buscando passar para os jovens o que aprendeu como atleta. Atualmente, cerca de 15 alunos, do 6º ao 9º ano, participam das aulas de Atletismo, que ocorrem no contraturno da sua turma regular. A unidade de ensino vem se destacando na área, sendo a que mais tem alunos da rede inscritos nos Jogos da Primavera deste ano.

"Essas competições fazem com que o aluno saia do seu bairro, de sua escola, e possa ter contato com outras possibilidades. Além disso, eles também têm a oportunidade de participar de eventos nacionais, de entender outras culturas e compreender que o mundo não se limita apenas ao bairro em que moram, à escola em que estudam. Eles têm uma mudança também de perspectiva para o futuro, já que o esporte agrega bastante no desempenho em sala de aula e na probabilidade de seguir carreira como esportista", explana Devisson.

Aluna do professor Devisson, Maria Gabrielle Vieira, que tem 14 anos e cursa o 8º ano na Emef, conquistou o primeiro lugar no Salto em Distância. Ela começou a praticar o esporte há seis meses e diz que pretende ir ainda mais longe enquanto atleta. "O que mais tenho aprendido com o Atletismo é a questão da confiança. O professor fala muito sobre isso com a gente: para acreditarmos em nós mesmos. Por isso, conquistar essa colocação hoje foi muito especial. Agora penso em ser uma atleta e vou me dedicar porque isso tem mudado minha forma de pensar sobre diversas coisas. Penso até em fazer Educação Física e ser professora", relata.

Rogenis Willams Rosa, de 13 anos de idade e aluno do 8º ano na Emef Thetis Nunes, do Bairro América, conquistou medalha de prata no Exathlon. Ele conta que o incentivo ao esporte por parte da escola o tem ajudado no desempenho escolar. "Praticar esportes nos ajuda a estudar melhor, nos concentrar e ter mais saúde. Nossa mente e nosso corpo ficam mais preparados para as atividades da escola. Até mesmo porque meu professor sempre fala que tem que ter notas boas e se dedicar à sala de aula antes de tudo", detalha.

Professor e treinador de Rogenis, Leandro Teixeira conta que o projeto de Atletismo na Emef começou no início do ano letivo 2023, mas que tem desenvolvido um trabalho intenso com os alunos, o que tem rendido bons frutos para todos. "Hoje, temos por volta de 15 alunos participando desta iniciativa. Há alguns alunos, como o Rogenis, que já têm uma habilidade nata, e a gente vai trabalhando para aperfeiçoar. Não viemos visando medalhas como objetivo principal, mas querendo muito que eles vivenciassem as competições. Para mim, tê-los participando e conquistando medalhas é muito gratificante", expressa. 

Docente da Emef Bebé Tiúba, localizada no bairro Luzia, José Dias diz que tem trabalhado o Atletismo com os alunos dentro das aulas de Educação Física. "Como percebi que essas crianças tinham certa potencialidade para este esporte, tentei adaptar os treinos para a nossa estrutura e plano de aula. Estimular estas práticas é importante para que eles tenham uma noção melhor do que é a vida, sobre valores como honestidade, dignidade, perseverança e o principal: para aquilo que você empenha sua palavra, você tem que cumprir, ganhando ou perdendo, mas participando e dando o seu melhor", evidencia.

Com dez anos de idade e cursando o 5º ano, Arthur Souza Silva tem se destacado no Atletismo. "Tenho treinado muito e meu professor vem me apoiando para, se Deus quiser, ganharmos, mas o objetivo não é só este, mas nos divertir também. A gente tem aprendido a ganhar e a perder. Estou gostando demais disso e quero seguir carreira como atleta", declara.