EditorAju: Prefeitura lança livro sobre memórias sergipanas com autores locais

Cultura
14/06/2023 15h35

Por intermédio da EditorAju, gerida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a Prefeitura de Aracaju lançará, nesta quinta-feira, dia 15, às 15h, no Museu da Gente Sergipana, no Centro, o livro “A Participação Sergipana no Colégio Militar de Salvador”, dos autores Sérgio Fontes e Joseluci Prudente.

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o livro de Sérgio Fontes e Joseluci representa o começo de uma contribuição da memória sergipana. 

“Abrimos um programa específico, dentro da EditorAju, para recuperar a memória sergipana de pessoas que carregam uma experiência muito rica na vida pública. É com muita alegria que entregamos o primeiro título dessa coleção, abrindo a perspectiva de outros aportes nessa área” afirma o gestor. 

O co-autor Joseluci Prudente explica que o projeto surgiu com a pesquisa sobre o colégio militar de Salvador, criado em 1957, e os 47 sergipanos que participaram das primeiras turmas. “O Colégio veio para Aracaju em 1961, com um desfile que encantou a todos. Resgatamos a memória desses primeiros sergipanos que estudaram lá, nas cinco primeiras turmas, com discursos e fotografias, depoimentos dos participantes”, conta. 

O segundo co-autor, Sérgio Fontes, comenta que, apesar do processo de escrita ter sido difícil, iniciado ainda no período da pandemia, porém foi gratificante finalizar. “Com o apoio da Funcaju, que abraçou o projeto, conseguimos ter a colaboração para fazer a publicação do livro”, reconhece.