Professoras da rede municipal participam de construção de política nacional de alfabetização

Educação
14/06/2023 16h30

As professoras da rede municipal de ensino de Aracaju Rosângela Bispo, da Emef Rachel Cortes Rollemberg, e Cláudia Vasconcelos, da Emef Bebé Tiúba, participaram da construção do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação.

O programa é uma nova política de alfabetização brasileira para erradicar o analfabetismo na infância e foi apresentado em cerimônia realizada na segunda-feira (12), no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença de professores de todo o Brasil e autoridades nacionais, incluindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A culminância deste novo plano de compromisso é resultado de uma série de ações desenvolvidas com profissionais da educação, iniciada com a Pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada em Recife (PE), a fim de traçar parâmetros e estratégias para construção destas melhorias.

A pesquisa reuniu 251 professores de todo o país, provenientes de 206 municípios espalhados em todas as regiões. A seleção dos municípios teve como critério os melhores índices de alfabetização atingidos no Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).

Para representar Aracaju, Rosângela e Cláudia participaram da pesquisa e contribuíram compartilhando a vivência em sala de aula como professoras do 2° ano, período em que se completa o ciclo de alfabetização.

“A Pesquisa Alfabetiza Brasil foi realizada pelo Inep para determinar o ponto de corte que indica alfabetização de uma criança ao final do segundo ano do ensino fundamental. O Inep coletou informações dos professores do segundo ano em todo o Brasil. Então, nós, professores alfabetizadores, participamos desde o início dessa pesquisa para eles elaborarem as políticas públicas de alfabetização do Brasil”, comenta a professora Cláudia.

Desta forma, para atingir o objetivo proposto pelo Compromisso, as ações estão divididas em eixos, inclusive, formação continuada dos profissionais alfabetizadores. Logo, percebe-se a importância destes profissionais na construção do material desde o princípio, ouvindo aqueles que acompanham as crianças na fase de alfabetização.

As educadoras da rede ressaltam a satisfação em participar e colaborar com a construção deste Compromisso. Rosângela Bispo afirma que garantir a alfabetização é garantir o exercício da cidadania em sua plenitude. “Dos 65 países que participaram da Avaliação Internacional de Alfabetização, o Brasil ficou entre um dos últimos colocados. Isso é um dado que precisa ser mudado. Dos dois milhões e oitocentos alunos que participaram da avaliação do Saeb, mais de 60% foram considerados analfabetos”.

As professoras foram indicadas a participar da pesquisa pela Secretaria da Educação de Aracaju (Semed) pelos índices positivos alcançados em sala de aula e comprovados pelo Saeb. “Apesar disso, sabemos que na rede de Aracaju temos muitos outros professores capazes, que desempenharam trabalhos muito bons e que poderiam representar Aracaju, mas nós fomos chamadas e ficamos muito felizes por isso, pois também reconhecemos que desenvolvemos um trabalho muito bom em sala de aula com muito esforço e dedicação”, completa Rosângela feliz pela indicação.

Além do presidente da República, o ministro da Educação, Camilo Santana, e os representantes do Inep estiveram presentes no lançamento do Compromisso. A partir da assinatura do presidente Lula, cabe aos governantes a nível estadual e municipal nos próximos 90 dias colaborarem com suas políticas públicas territoriais por meio de seminários, escutas e audiências.