Conselho do Meio Ambiente aprecia recursos administrativos em reunião ordinária

Meio Ambiente
15/06/2023 16h01

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), reuniu nesta quinta-feira, 15, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) para a 2ª reunião ordinária de 2023. No encontro, foram apreciados recursos administrativos e apresentada a ferramenta 1Doc, que visa aprimorar a gestão documental e agilizar os processos administrativos no âmbito da administração municipal.


O Conselho Municipal do Meio Ambiente desempenha um papel fundamental enquanto órgão consultivo e de assessoramento especializado em questões relacionadas ao meio ambiente, e tem como principal missão o desenvolvimento de propostas e diretrizes que visem à proteção e preservação do meio ambiente. 

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente e presidente do CMMA, Alan Lemos, o colegiado tem tratado questões importantes para o desenvolvimento de Aracaju. “Na reunião de hoje, tivemos uma pauta extensa. Foi apresentada aos conselheiros uma ferramenta desenvolvida para facilitar a comunicação entre eles e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, integrando-se à plataforma AjuInteligente. Além disso, foram apreciados processos em grau de recurso e apresentado um balanço das atividades da Sema relacionadas à Semana do Meio Ambiente”, detalha o secretário.

Durante a apresentação do 1Doc, foram demonstradas as funcionalidades da ferramenta, como o envio e o recebimento de documentos, a possibilidade de anexar arquivos complementares, a definição de prazos para respostas e a visualização do histórico completo de um processo. Além disso, foi ressaltada a importância da segurança e do controle de acesso aos documentos, garantindo a confidencialidade das informações e a integridade dos dados.

“Houve também informações sobre o andamento das ações referentes ao licenciamento ambiental da cidade e vale ressaltar que o Conselho zerou a fila de processos anteriores em recurso, permitindo a análise de novos casos e diretrizes para a política ambiental de Aracaju”, ressalta o secretário Alan Lemos.

Jacson Farias Rodrigues, membro do CMMA e procurador do município de Aracaju, destaca o benefício de ter esse sistema atrelado ao Conselho. “O sistema 1Doc é excelente, ele revolucionou totalmente a forma como comunicamos na Procuradoria. Agora a troca de informações entre os membros do Conselho ficará muito mais ágil e prática. Será uma ferramenta fundamental para agilizar tudo e garantir que a gente faça nosso trabalho de forma mais eficiente e rápida”, avalia.

“Essa reunião foi extremamente importante, porque consolidamos informações sobre o processo de resolução que visa simplificar a vida das pequenas empresas. Estamos apenas simplificando aquela burocracia que todo mundo reclama, mas com total cuidado para garantir a proteção ambiental. Além disso, essa nova ferramenta que esteve em pauta vai facilitar a comunicação dos conselheiros com a Sema, ou seja, vai melhorar ainda mais nosso trabalho em conjunto”, explica Roberto Rodrigo, professor da Universidade Federal de Sergipe e membro do Conselho.