Perimetral Oeste: moradores do Jardim Centenário são orientados sobre convívio com a obra

Agência Aracaju de Notícias
20/06/2023 17h23

Na tarde desta terça-feira, 20, a equipe social da Perimetral Oeste realizou mais um Plantão Itinerante para atender a população do entorno da obra da grande avenida, que está sendo construída pela Prefeitura de Aracaju, interligando a capital a Nossa Senhora do Socorro. Desta vez foi no bairro Jardim Centenário, um dos cinco que serão cruzados pela via, que as técnicas sociais dialogaram com a comunidade sobre o convívio com a obra. Ao longo da tarde foram passadas instruções de segurança e sanadas dúvidas dos moradores, que também puderam dar sugestões e registrar possíveis impactos da obra na região.

Os moradores aprovaram a iniciativa e comentaram que a presença da equipe no território faz com que se sintam mais seguros. “Essa forma que a Prefeitura encontrou de ouvir a comunidade, os nossos apelos, é interessante porque permite que a gente exponha o que vivencia e dá a possibilidade de melhorar. Se não tem como a gente ir à Prefeitura, então a Prefeitura disponibilizou esse canal, linha direta, cara a cara com o povo, para conhecer nossas necessidades”, comenta Iranilva dos Santos.

Para a moradora Juciara dos Santos, o receio que a população sentia era de como fazer para se comunicar com as equipes. Segundo ela, com a presença das técnicas sociais no Plantão Itinerante, a comunidade percebe que está sendo ouvida. “Acho importante a comunicação sobre a obra. A gente sente uma segurança a mais em relação aos incômodos”, acrescenta.

A população também demonstrou entender que alguns benefícios do projeto serão a longo prazo e que os transtornos iniciais fazem parte de qualquer obra. “Eu estou vendo que existe uma preocupação com a segurança da população e é uma obra que vem para o bem. Então, com as equipes aqui, eu acredito que as coisas melhorem”, enfatiza José Carlos, que mora ao lado do eixo de intervenção da avenida.

A equipe social também distribuiu panfletos nas casas da região para ampliar o alcance das informações e cuidados na convivência com a obra. “É muito importante esse trabalho de sensibilização que estamos realizando, e que a população tenha acesso a esse material, já que além das instruções de segurança, ele também traz os contatos do Plantão Social, endereço e local do Escritório de Atendimento à Comunidade. Dessa forma, eles saberão com quem falar sobre eventuais impactos e não precisam passar por nada sozinhos”, destaca a assistente social do Escritório de Atendimento à Comunidade, Patrícia Santos Silva.