Prefeito Edvaldo acompanha posse do novo juiz do TRE/SE, Breno Bergson

Agência Aracaju de Notícias
23/06/2023 14h11

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na manhã desta sexta-feira, 23, da posse do novo juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), Breno Bergson Santos. Ocorrida no plenário do órgão, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades, a exemplo do governador Fábio Mitidieri e do ministro-chefe da Secretaria Geral da República, Márcio Macedo, responsável pela indicação do advogado para o cargo. Breno Bergson foi nomeado pelo presidente Lula para compor a Corte Eleitoral no último dia 25 de maio. A vaga é decorrente do término do primeiro mandato de Clarisse de Aguiar Ribeiro Simas.

"É sempre muito importante esses momentos de renovação, que oxigenam as instituições. O Tribunal Regional Eleitoral, assim como a justiça eleitoral do Brasil, são instrumentos fundamentais, de extrema competência, e que fortalecem a democracia nos estados e municípios. Neste sentido, a chegada de um advogado ao pleno do Tribunal, com vasta experiência, representando a advocacia, demonstra bem isso. Mais importante ainda é quando este advogado possui todas as credenciais para ocupar o cargo de jurista", afirmou Edvaldo.

O prefeito destacou também que a escolha do advogado para assumir a vaga na Corte Eleitoral reflete o reconhecimento de sua competência e qualificações para o cargo. "Breno é um jovem competente, com uma militância na advocacia admirável, com extrema capacidade de diálogo e vasta experiência. Como ser humano, é um homem honesto, ético e que muito nos orgulha. Tenho certeza de que ele será um grande juiz e que vai ajudar a fortalecer ainda mais a democracia, contribuindo para que a justiça eleitoral desempenhe, cada vez mais, o seu papel, junto à sociedade", reforçou Edvaldo.

Já empossado, o novo juiz titular do TRE Sergipe, Breno Bergson Santos, se comprometeu em ser um jurista atuante. Ele reiterou sua "imensa alegria" e disse que será "uma honra ocupar o cargo, ao lado de pessoas que os inspiram". "Diante da importância da justiça eleitoral brasileira, me comprometo a atuar por eleições limpas e por manter a lisura desta justiça que é exemplo para o mundo", garantiu.

Emocionado, o novo membro titular do Tribunal também lembrou a sua trajetória. "Quando ingressei no ramo não imaginei estar aqui. Mas tinha em mente, sempre, a visão da advocacia e da importância da carreira para dar voz aqueles que necessitam. É justamente essa visão, de quem esteve do outro lado do balcão, a visão do advogado, assim como as práticas de quem já esteve mais próximo ao povo e pretende se manter da mesma forma, que trago comigo. Estou aqui para fazer a minha parte e assim farei", expressou.

Em nome dos membros da Corte Eleitoral, o juiz Cristiano César Braga de Aragão Cabral, desejou boas-vindas ao novo jurista. "Este é um momento de muita alegria, singular. Breno é uma pessoa por quem tenho muita estima, somos amigos pessoais, e o admiro pelo ser humano e profissional que é. Seus predicados o credenciam para compor o quadro do tribunal, como juiz, e tenho certeza de que ele manterá a credibilidade da Corte. Ele será um importante reforço e colaborará, com sua capacidade e inteligência, para a construção de uma justiça eleitoral cada vez mais justa e democrática, pois ele tem uma firmeza que lhe é peculiar. Com as virtudes que carrega, obterá sucesso nesta nova carreira que se inicia", afirmou.

Breno Bergson Santos é formado em Direito, pela Universidade Tiradentes, e especialista em Direito Tributário, pela Universidade Anhanguera. Ao longo de sua carreira na advocacia, foi assessor jurídico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e titular da Comissão de Direito Público da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe. Também, na OAB/SE, foi membro do conselho do Tribunal de Ética e Disciplina.

Além do prefeito Edvaldo Nogueira, do ministro Márcio Macedo e do governador Fábio Mitidieri, também marcaram presença o senador Rogério Carvalho, o presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, o conselheiro Flávio Conceição, a secretária Nacional de Renda e Cidadania, Eliane Aquino, o procurador-geral do Estado, Carlos Pinna Júnior, e o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos.