Prefeitura capacita famílias do Recanto da Paz para o mercado de trabalho

Assistência Social e Cidadania
26/07/2023 17h20

Com o objetivo de garantir a qualificação profissional para o desenvolvimento socioeconômico, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS), executado na comunidade Recanto da Paz, bairro Aeroporto, realizou na tarde desta quarta-feira, 26, o encerramento do curso de Designer de Sobrancelhas para 20 mulheres moradoras da localiade.

O curso teve duração de 30 horas e integra as ações do PTS, uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Pró-Moradia, do Ministério do Desenvolvimento Regional, executado pela empresa Souza Carvalho Projetos Sociais, sob o acompanhamento da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Gestão Social da Habitação.

A coordenadora do PTS pela empresa Souza Carvalho, Cláudia Rezende de Moura, explica que o projeto terá dois anos de atividades, entre elas ações de geração de emprego e renda, culturais e esportivas que beneficiarão a comunidade do Recanto da Paz.

“Esse curso de designer de sobrancelhas é o primeiro com a carga horária maior, que foi 30 horas, e no próximo mês de agosto o PTS irá ofertar o curso de manicure e pedicure. O curso foi ofertado para uma turma de 20 participantes, e a proposta desse projeto na comunidade está beneficiando 573 famílias residentes na comunidade, com atividades de geração de trabalho e renda, de cursos profissionalizantes que venham contribuir e fomentar o desenvolvimento da comunidade”, explica a coordenadora.

Professor do curso de designer de sobrancelhas, Valdeque dos Santos destaca que a capacitação foi realizada em sete dias e teve como foco a prática do serviço, oportunizando que as alunas tenham um melhor desenvolvimento do trabalho.

“Focamos mais para que elas pudessem aprender realmente a prática, e a gente sabe que no decorrer do tempo elas vão desenvolvendo e aperfeiçoando. É um curso que foi ofertado para essa comunidade carente para gerar renda e empregos pra elas, que elas possam ser microempreendedoras”, diz.

Para o presidente da Associação de Moradores do Recanto da Paz, Eduardo Silva, além da obra de urbanização e pavimentação, a comunidade foi beneficiada com a reforma de 540 casas e cursos profissionalizantes que estão sendo ofertados pelo PTS.

“Os cursos estão preparando essas mulheres para o mercado de trabalho, então foi de grande importância, hoje, estar acontecendo aqui na nossa comunidade. Hoje está sendo encerrado mais um curso de vários que irão acontecer, e vão preparar as pessoas para o mercado de trabalho, para que elas possam sair daqui hoje e ganhar o seu dinheiro e montar o seu próprio negócio”, pontua.

Famílias beneficiadas
A cabeleireira Fernanda de França, que mora no Recanto da Paz há 14 anos, diz que não podia deixar de aproveitar a oportunidade e que com o curso irá ampliar seus atendimentos.

“Eu já queria fazer, mas não tinha condições e dei graças a Deus que surgiu essa porta pra mim. Foi muito bom, porque deu tempo de fazer, tive como trazer meu filho pra ficar comigo e deu a oportunidade de minha filha estar aqui fazendo também. Recebi muito conhecimento, mais do que eu já tinha, o professor ensinou bem, deixou a gente muito a vontade, foi uma experiência muito boa”, conta Fernanda.

Já a designer de sobrancelhas Lidiane Santos aproveitou a oportunidade para aperfeiçoar seus conhecimentos. “O curso me ajudou nas técnicas, eu já sabia um pouco, mas o curso abriu o conhecimento que eu não tinha, como na questão do tamanho da sobrancelha. Pra mim, agora vai ser uma oportunidade maior, uma segurança de executar o designer com mais qualificação e vou levar pra vida. Não vou trabalhar mais com medo, agora vou trabalhar com mais segurança e eu sei que posso alcançar coisas maiores através desses ensinamentos”, relata a profissional que mora há mais de 20 anos na comunidade.