Prefeitura avalia positivamente realização de reforço escolar durante as férias

Educação
31/07/2023 09h09

No decorrer das duas últimas semanas, entre os dias 17 e 28 de julho, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu reforço pedagógico para cerca de dois mil alunos da rede. A ação teve como público-alvo os alunos do 2º ao 5º anos que apresentaram mais dificuldades no aprendizado das habilidades de leitura e escrita, identificados através das Provas de Fluência Leitora e das Avaliações Diagnósticas.

De acordo com o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed, Evilson Nunes, o reforço atingiu os objetivos propostos pela Secretaria. "A adesão das famílias foi satisfatória e o trabalho desenvolvido em sala de aula, pelos professores e pelos estagiários que davam suporte ao processo, vem demonstrando um amadurecimento em relação ao ano passado, na adoção de novas experiências para alfabetização dos alunos", ressalta.
 
O reforço faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura e ocorreu em 26 escolas polos da capital, com alimentação e transporte escolar disponibilizados pela Semed. Essa iniciativa está inserida, ainda, em uma série de ações que vêm sendo executadas pela Secretaria com o objetivo de fortalecer a alfabetização e o aprendizado na capital, garantindo, desta forma, que a partir de 2023, 100% dos estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental estejam lendo e escrevendo com fluência.  

Evilson diz que esta é uma política de rede a ser aprimorada anualmente,  na garantia de que todos os alunos alcancem o padrão de alfabetização desejado e adequado ao ano-série em que está matriculado. "Todo o processo foi muito produtivo. As equipes aqui da Semed realizaram o acompanhamento e trabalharam na disponibilização da estrutura de suporte para que esta ação ocorresse. Percebemos um rápido avanço das crianças que integram o reforço escolar e tudo isso torna a ação mais exitosa ainda", destaca o diretor.

Durante o reforço foram formadas turmas de até dez alunos, para um acompanhamento mais individualizado por parte dos professores. Os cadernos Relembrando, do programa Educaju, foram distribuídos para alunos e professores, no sentido de complementar o trabalho junto a outras ferramentas de aprendizagem.

Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista João Oliva Alves, localizada no bairro Santa Maria, Elayne Mary dos Anjos comenta que o reforço escolar ocorreu de forma tranquila e foi de extrema importância para impulsionar o desenvolvimento do aluno em relação à alfabetização.  

"Com esta ação de Prova de Leitura, poderemos visualizar o quanto eles avançaram nestes 15 dias de reforço. Foi um período muito produtivo porque cada estudante pôde ter um atendimento mais individualizado por parte do professor, em virtude das turmas serem menores e em cada uma conter estudantes que estão em níveis de leitura semelhantes", destaca a gestora escolar.

Prova de Leitura
Nos dois últimos dias de reforço, 27 e 28, a rede realizou, com os alunos participantes, Prova de Fluência Leitora similar a que os estudantes fizeram no final do primeiro semestre. O intuito é mensurar o desenvolvimento na habilidade durante as duas semanas. O resultado da avaliação anterior será comparado com esta, mensurando qual o ganho que o reforço trouxe para a alfabetização destas crianças, na perspectiva de garantia da educação como política pública. Ele evidencia, ainda, que a Semed constatou uma boa frequência dos alunos nesta ação.

"O aluno com baixa aprendizagem, tradicionalmente, também tem baixa frequência na escola. Por isso, um dos compromissos da política de reforço é fazer com que este estudante tenha frequência regular. Na próxima terça, dia 1º, já teremos os dados compilados, com o comparativo de aluno por aluno. Além disso, há também nossas avaliações diagnósticas formativas, que darão um norte para as ações a partir do segundo semestre letivo", explica o diretor do DEB.