O sonho da casa própria se tornou realidade para as 410 famílias moradoras do conjunto Vitória da Resistência, no bairro Lamarão. A Prefeitura de Aracaju entregou aos proprietários um dos documentos mais aguardados por eles: as escrituras dos imóveis. Com o papel em mãos e o brilho de felicidade nos olhos, os moradores relatam que agora se sentem verdadeiramente seguros e, portanto, agradecidos.
Para quem vivia em condições precárias, morando em barracos de ocupações e invasões, a mudança de vida começou a acontecer a partir da entrega das residências do conjunto. As obras para a construção das casas foram planejadas e realizadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em 2011. Agora, o gestor do município conclui o trabalho e concretiza o sonho destas famílias, com a entrega das escrituras e do Título de Legitimação Fundiária, com as certidões de inteiro teor, emitidas pelo cartório e pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU).
A empresária Joseilza Barbosa conta, com um sorriso estampado no rosto, sobre a alegria que foi poder assinar o documento. Segundo ela, com a escritura em mãos, se sente a verdadeira proprietária da residência, juntamente com o marido.
“Nós moramos aqui desde quando as casas foram entregues, há cerca de dez anos. Agora sabemos que a casa é nossa. Antes, o IPTU era da Prefeitura, então a casa ainda não era nossa. Mas, com a posse de nossa escritura, podemos comemorar, porque a casa é sim nossa, minha e do meu marido”, comemora a moradora.
O mesmo sentimento é compartilhado por José Orlando Santos, que expressa felicidade quando relembra as condições em que vivia antes da entrega das casas. “Eu moro aqui desde a época em que vivíamos nos barracos do outro lado. Recebi primeiro a casa, e agora recebo a escritura. A casa é realmente minha”, diz agradecido o proprietário.
José Alisson também reside no conjunto desde quando as casas foram entregues. Ele mora com a mãe e conta o quanto ela aguardava por este momento. “Era algo que todos nós estávamos esperando. Havia uma ansiedade para receber esse documento, e quando recebemos, ficamos todos muito alegres. Minha mãe vibrava, afinal, a casa, de fato, se tornou propriedade dela”, relata o morador.
A dona de casa Givalda Santos Silva também comemora a entrega da escritura e conta que já pretende realizar algumas reformas no imóvel. “Receber esse documento é muito significativo, porque a gente estava esperando muito por isso. Agora vamos poder mexer mais nas casas, além de ser uma garantia de que a casa agora é da gente mesmo. Estou muito feliz por ter recebido o documento, porque agora está mais seguro por causa da escritura”, acredita.
O residencial
A construção das 410 casas teve início em 2011, a partir de recursos conquistados pelo município junto ao Ministério da Cidadania. Idealizado com a finalidade de garantir moradia digna às famílias que antes residiam em barracos, na ocupação Vitória da Resistência, o projeto também incluiu a implantação de redes elétrica, de drenagem, de água e de esgotamento sanitário e pavimentação das vias.