Prefeito Edvaldo visita sede do BID nos EUA e discute dois grandes projetos para Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
02/09/2023 16h19

O prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, esteve, neste sábado, 2, na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington DC, nos Estados Unidos. A visita integrou a programação do Lide Brazil Development Forum 2023, realizado na capital norte-americana, e teve como finalidade estreitar as relações entre a instituição financeira, governos estaduais e municipais, a partir da troca de experiências, além de abrir novas possibilidades de financiamentos para os projetos dos estados e municípios. Na oportunidade, Edvaldo conversou com o presidente do BID, Ilan Goldfajn, sobre dois desafios que quer enfrentar até o final do seu mandato e para os quais busca novos financiamentos: a revitalização do Centro da cidade e a renovação da frota do transporte coletivo.

"Foi um encontro muito importante, em que pudemos fortalecer, ainda mais, as relações com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que tanto tem contribuído com o desenvolvimento e progresso de estados e municípios brasileiros, a exemplo de Aracaju e Sergipe. Nos últimos 11 anos, a nossa capital pôde firmar dois financiamentos com o BID, ambos nas minhas gestões, que mudaram completamente o cenário da cidade. Foi a partir destes empréstimos que conseguimos realizar projetos em diversas áreas, entre elas  infraestrutura urbana, saúde, educação, lazer, melhorando, significativamente, a vida dos aracajuanos. Então, este encontro foi uma grande oportunidade para agradecer a parceria do banco, mas também para apresentar novos projetos para a nossa capital", destacou Edvaldo.

Ao mencionar a importância dos contratos firmados com o BID, o prefeito  lembrou o programa "Construindo para o Futuro", que está sendo executado em Aracaju  a partir de um financiamento de mais de R$ 300 milhões com o banco. "É um programa grandioso e temos nos debruçado nos projetos.  Já entregamos muitas obras, entre praças, ecopontos, o novo cercamento da Sementeira, e temos muitas outras em andamento, como a construção da avenida Perimetral Oeste e a infraestrutura do conjunto habitacional do Lamarão. São obras transformadoras e que serão fundamentais para o progresso da capital e para o futuro dos aracajuanos", afirmou.

Durante a visita à sede do BID, Edvaldo também apresentou ao presidente da instituição financeira dois projetos para a capital sergipana considerados por ele como prioritários. Um deles é a revitalização do Centro da cidade e o outro é a renovação da frota do transporte coletivo. "Temos dois grandes projetos que quero concretizar até dezembro de 2024, que é a revitalização do Centro da cidade, projeto que já estamos discutindo, e a renovação da frota de transporte coletivo, visando melhorar ainda mais a mobilidade urbana da capital. Em outro encontro que tive com o presidente do BID, Ilan Goldfajn, discutimos sobre esses projetos que considero prioritários e, durante a visita, pudemos aprofundar um pouco mais. Foi um momento muito proveitoso e fico muito feliz", declarou.

Programação

A programação na sede do BID teve início com um café da manhã em celebração ao Lide Brazil Development Forum. Logo após, prefeitos, governadores, empresários e autoridades acompanharam uma explanação sobre a importância do encontro para a troca de experiências e para a discussão de investimentos para o desenvolvimento do país. Na oportunidade, o presidente do Banco Interamericano detalhou as possibilidades de financiamento da instituição para os estados e municípios.

Logo após, os participantes fizeram uma visita ao Centro Cultural do BID, onde acontece uma exposição comemorativa pelos 30 anos do acervo, que reúne peças de grandes artistas. Além disso, o local também tem abrigado obras de novos artistas latino-americanos, como forma de valorizá-los e incentivá-los.