PGM apresenta atualização do sistema Libra a procuradores e assessores

Procuradoria
05/09/2023 19h12

A Procuradoria-Geral do Município de Aracaju (PGM) reuniu procuradores, assessores e estagiários na manhã desta terça-feira, 5, para a apresentação de uma série de atualizações do sistema Libra, plataforma que une instâncias jurídicas e possibilita uma maior celeridade e segurança às atividades desempenhadas pelos procuradores. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, sede da Prefeitura de Aracaju.


Ao dar início à apresentação, o diretor de Tecnologia da Informação da PGM, André Luiz Monteiro, fez uma análise cronológica e evolutiva do sistema Libra, que começou a ser implantado no ano de 2020. “Começamos a implantantação durante a pandemia para atender a demanda da Especializada Trabalhista e depois expandimos para as demais Procuradorias Especializadas. Nós estamos realizando a migração de tecnologia tornando a plataforma ainda mais leve e segura, com as funcionalidades a mais para atendimento das demandas diárias dos procuradores municipais. O Libra é uma ferramenta que reúne várias instâncias do Judiciário, bem como tribunais, facilitando assim diversas tarefas, desde o recebimento de uma intimação ao peticionamento”, resume.


E na companhia dos analistas de sistemas Mirer Balbino e Gabriel Soares, as inovações foram apresentadas a todos os presentes. “Optamos pela migração de tecnologia, pois a anterior, a Angular JS, já estava obsoleta e já estava apresentando dificuldades para o que desejávamos evoluir na plataforma. Assim, migramos para a tecnologia VUE JS, que apresenta uma maior leveza na navegabilidade, inclusive no mobile, e corrige uma duplicidade de funções que a anterior mantinha e tornava a acessibilidade mais lenta”, explica Mirer.


O diretor de TI da PGM, André Luiz, reforça ainda  a questão da segurança de uso do sistema. “O Libra foi criado para gerenciar os processos da PGM e, com o tempo, as vulnerabilidades do sistema ficam expostas, daí a importância das atualizações. Vimos que a tecnologia anterior já não mais atendia ao quesito segurança também, por isso a migração. Mas, essa mudança não modificará a interface, a qual continua sendo a mesma utilizada, porém, com maior facilidade de navegação, mais funcionalidades e maior segurança”, destaca.


Para o procurador-geral de Aracaju, Sidney Amaral Cardoso, a reunião marca mais um momento histórico de avanços na informatização do exercício da advocacia pública no município. “O universo da tecnologia se modifica a cada instante interferindo diretamente nas profissões e no Judiciário não é diferente. Implantamos o Libra no segundo semestre de 2021 em toda a PGM, e estamos vivenciando a sua evolução, os ajustes necessários para o atendimento das demandas do corpo jurídico da PGM e também ampliando a integração de tribunais, como é o caso do TRT 20ª Região, que já firmamos o convênio e estamos na fase de integração ao sistema. Estamos felizes com mais esse avanço”, declara.


Presente no encontro, a subprocuradora-geral de Aracaju, Camila Brasileiro, aproveitou para apresentar o Núcleo Gestor  do Libra, que atua na modernização, ampliação e melhorias da plataforma. “Foi uma reunião muito produtiva. Na oportunidade, aproveitamos para apresentar aos colegas o Núcleo Gestor do Libra, que surgiu  com a missão de deliberar sobre a atualização da plataforma e elencar as prioridades de modernização. A equipe de TI da PGM apresentou as novas funcionalidades do Libra, as quais irão facilitar o gerenciamento dos  prazos e incrementar a produtividade, diante da melhora da performance do sistema”, diz.