Maternidade Lourdes Nogueira promove roda de conversa junto ao projeto Bebê Luz

Saúde
12/09/2023 17h41

Mais um encontro promovido para levar informação e conscientização às gestantes do bairro 17 de Março atendidas pelo projeto "Bebê Luz". Desta vez, a temática envolveu as recomendações para uma alimentação saudável das gestantes e a importância da Fisioterapia no trabalho de parto.

As profissionais que são as referências técnicas (RTs) em Nutrição, Greice Milena Reis, e em Fisioterapia, Mayara Agripino, foram as responsáveis pela roda de conversa na ação que é realizada pela Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN) e o Instituto Mariana Moura, mantenedor do projeto "Bebê Luz".

"Viemos disseminar informações que envolvem alimentação, amamentação e o parto, estimulando uma alimentação saudável, dentro do que está ao alcance destas gestantes. Tiramos dúvidas sobre alimentação no trabalho de parto, que pode acontecer com a devida orientação, e as recomendações sobre o processo alimentar na fase de amamentação e durante toda a estadia delas na nossa unidade", explica a nutricionista Greice Milena Reis.

Já a fisioterapeuta Mayara Agripino, focou nos aspectos que orientam o atendimento oferecido na MMLN desde a admissão no PPP (pré-parto, parto e pós-parto) até o alojamento conjunto, onde a parturiente permanece até receber a alta médica.

"Vamos preparar e estimular esta mãe ao alívio da dor, ação extremamente necessária no momento do parto normal, bem como orientar exercícios para diminuir o tempo do trabalho de parto. Além disso, orientamos também sobre as posturas mais adequadas para segurar o bebê durante a amamentação, e todas as recomendações para uma recuperação plena, o mais rápido possível", destaca a fisioterapeuta.

A gestante Elaine Ferreira, que está chegando ao oitavo mês de gestação, afirmou que tirou muitas dúvidas e vai pôr em prática muito do que ouviu neste momento. "É a minha segunda gravidez e, agora, pude receber informações muito importantes sobre alimentação e posturas e exercícios que já aliviaram aqui algumas dores que sentia", relata, após participar de uma dinâmica orientada com exercícios e alongamentos realizada no ato.

Para a coordenadora do projeto "Bebê Luz", Isabela Alcântara, as informações e a dinâmica foram muito importantes para os objetivos do projeto. "Foi fundamental ouvir as recomendações e orientações sobre alimentação e as melhores escolhas, bem como as explicações e os exercícios realizados aqui para movimentar o corpo delas. Isto contribui muito para que elas tenham um parto seguro e tranquilo, que é o nosso maior objetivo", afirma.

O cronograma dessa ação sincronizada continua na próxima terça-feira, 19, com outros profissionais da equipe multidisciplinar que atuam na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira.