Prefeito Edvaldo compartilha experiências de Aracaju em Fórum Mundial de Cidades Irmãs

Agência Aracaju de Notícias
25/09/2023 12h09

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, nesta segunda-feira, 25, do Fórum Mundial de Cidades Irmãs e da Conferência de Dirigentes de Províncias e Estados Irmãos, na China. Realizados em Jinan, capital da província de Shandong, os eventos reuniram líderes políticos de mais de 30 países, cujas cidades possuem acordos de irmandade com cidades chinesas. Aracaju foi a única representante do Brasil no fórum mundial. A capital sergipana celebrou o convênio de cooperação mútua com Yantai em julho deste ano, quando se comprometeram a realizar esforços conjuntos para o desenvolvimento econômico dos dois municípios. Edvaldo foi convidado para ser um dos debatedores da mesa redonda “Desenhar um futuro verde e criar um lar maravilhoso juntos”.

“Foi com imensa satisfação que participei deste fórum extremamente importante, que reuniu as cidades-irmãs da província de Shandong. Um evento que contou com a participação de líderes políticos de várias cidades do mundo, onde discutimos a ideia do protagonismo das cidades, principalmente no que diz respeito às mudanças climáticas, o uso da energia verde, baixo carbono e a ideia de construirmos cidades para o futuro. Fiquei muito feliz porque participei como debatedor de uma mesa, ao lado de outros gestores, e tenho certeza que compartilhei ideias de Aracaju que poderão contribuir com o progresso de outras cidades também”, destacou o prefeito.

O gestor ressaltou também a importância desta “troca de experiências” para a construção de cidades melhores no mundo. “O futuro das nossas cidades depende de todos nós. E é a partir de discussões como estas, que foram propostas nestes eventos, que poderemos, de forma efetiva, contribuir para o progresso e desenvolvimento dos municípios os quais gerimos”, enfatizou.

Protagonismo

Em sua participação na mesa redonda, o prefeito de Aracaju  falou sobre o papel de protagonismo que as cidades têm assumido ao longo dos últimos anos. Edvaldo pontuou que “os municípios são onde moram as pessoas, onde os problemas acontecem e onde as soluções precisam ser criadas e aplicadas”. “O surgimento das novas tecnologias de comunicação e informática e de enfrentamento aos desafios climáticos trazem oportunidades e desafios para as cidades. A hora, agora, é das cidades, e nós temos a responsabilidade e oportunidade de transformarmos nosso lar em um mundo melhor”, completou.

Aos participantes, Edvaldo também apresentou as experiências  da gestão de Aracaju no processo de construção de uma cidade mais sustentável. O prefeito listou as principais ações adotadas pelo município nos últimos anos, no que diz respeito ao desenvolvimento de uma cidade cada vez mais verde, como sendo um dos objetivos da atual gestão.

“Trocamos 100% da iluminação pública da nossa  cidade por lâmpadas de LED, proporcionando uma redução de 55% no consumo de energia e  de, aproximadamente, 17,5 milhões de Yuan, por ano, no valor pago pela Prefeitura. Contratamos a aquisição de energia solar para alimentar os hospitais, escolas, creches e, até abril de 2024, todos os prédios públicos da cidade serão alimentados por energia solar, proporcionando uma redução de 30% no custo da energia paga. A arborização da cidade está sendo ampliada com o plantio de novas árvores e a criação de novos parques. Estamos retirando o asfalto danificado das nossas ruas e reutilizando em pavimentações. Além disso, iremos propor uma nova legislação para incentivar o uso de energia solar em residências”, citou o prefeito.

Edvaldo compartilhou, ainda, as iniciativas de Sergipe para o desenvolvimento de um estado sustentável. “Em Sergipe, nós já temos uma matriz energética essencialmente verde. Toda a energia que consumimos em nossas indústrias e em nossos lares vem de usinas hidrelétricas, eólicas ou solares. Somente em momentos de escassez de recursos hídricos utilizamos energia gerada a partir do gás liquefeito de petróleo”, reiterou o prefeito.

Programação
A programação teve início com a abertura oficial do Fórum Mundial de Cidades Irmãs e da Conferência de Líderes Regionais. No primeiro bloco, houve apresentações e palestras. Também incluiu uma visita ao Distrito Empresarial de Jinan e ao showroom de comércio exterior, destinado à exposição de produtos de países que queiram exportar para a China. Já a segunda parte foi marcada pelas mesas redondas para a discussão de temas relevantes para o desenvolvimento das cidades. O evento foi finalizado com apresentações culturais.

Parceria
A parceria histórica formalizada entre Aracaju e a cidade chinesa de Yantai aconteceu em julho deste ano. O prefeito Edvaldo Nogueira assinou, junto com o secretário do Partido Comunista Chinês da cidade chinesa, Jiang Cheng, o acordo “Cidades Irmãs”, o que representou um entendimento mútuo para o desenvolvimento econômico das duas cidades, a partir do fortalecimento das relações governamentais e interpessoais.

A partir do acordo, Aracaju e Yantai se comprometeram a realizar esforços conjuntos, estabelecendo laços de cooperação para intercâmbios culturais, sociais e econômicos. A parceria, que representa uma iniciativa inédita para a capital sergipana, terá vigência de cinco anos, e tem como objetivo criar mecanismos que fortaleçam as relações governamentais e interpessoais a partir de intercâmbios culturais, sociais e econômicos entre as duas cidades.