Oferecer uma atenção mais humanizada. Esse é um dos objetivos do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), prestado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que desde 2021 tem levado mais alívio a pacientes do SUS em Aracaju que estão acamados em casa e precisam de cuidados. Periodicamente, as equipes do serviço visitam esses pacientes em suas próprias residências, onde fazem procedimentos necessários para oferecer uma melhora ao seu estado de saúde. Eles levam todo o aparato médico necessário a cada caso, como curativos, algodão, soro, entre outros.
O SAD possui equipes compostas por médico, enfermeiro e equipes multidisciplinares, que conta com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e assistente social. Os profissionais também ensinam aos familiares dos pacientes a fazerem alguns procedimentos, como curativos e movimentos de fisioterapia, além de orientar sobre medicamentos que devem ministrar, ensinando os cuidadores a terem mais independência e segurança no manejo com o paciente.
De acordo com a coordenadora do SAD, Elizabete Silva, são realizadas cerca de 65 visitas por semana. Ela destaca que o atendimento humanizado é uma das principais características do serviço. “Essa é uma grande vantagem. Além dos cuidados com a saúde, a gente possibilita esse contato constante com as famílias na casa delas. Além de reduzir os riscos de infecções, como no ambiente hospitalar, a gente traz justamente a humanização. Então o contato com a equipe, a interação da família, isso realmente humaniza o serviço em saúde”, disse.
A frequência das visitas domiciliares sempre depende da necessidade de cada paciente. Alguns recebem a equipe do SAD diariamente, como pacientes que têm alguma lesão. Outros uma vez por semana. “A gente sempre fala que o paciente entra para o SAD, mas ele tem tempo de permanência ali, não fica eternamente. Muitas vezes as pessoas confundem o serviço com o home care, que é aquele em que o paciente tem um serviço 24 horas em casa. A gente vem, faz os procedimentos e o paciente fica aos cuidados da família mesmo, que é orientada sobre como proceder”, explicou a coordenadora.
Atendimento humanizado
O médico Lucas Villar faz parte da equipe do SAD e diariamente vai à residência dos pacientes. Ele explica que esses atendimentos em casa são importantes para evitar que essas pessoas sejam internadas e, com isso, se torna possível liberar mais leitos nos hospitais. Ele também destaca o quanto esse serviço gera bem estar aos pacientes.
“O atendimento em casa muda tudo. Como a gente vem com certa frequência, acaba pegando vínculo muito grande com os pacientes e suas famílias. Não é como no hospital, que a cada dia é um profissional diferente. E com isso a gente acaba dando mais atenção e consegue humanizar mais o atendimento”, declarou.
Uma das visitas frequentes da equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar é na casa de José Cícero Nascimento Júnior, no bairro Olaria. Ele cuida do seu sobrinho, Eduardo Muniz, de 22 anos, que sofreu um acidente e está acamado. Ele conta que seu familiar precisa bastante dos cuidados do SAD, e que o atendimento em casa é de grande importância para o seu sobrinho. “Ficou melhor do que lá no hospital, porque em casa a recuperação é muito mais rápida. A equipe vem, faz terapia, coloca os curativos e dá toda a assistência que ele precisa. Para ele é muito mais confortável”, disse.
Outro paciente que também recebe a visita do SAD é José Bispo, que também sofreu um acidente e é acamado. A sua filha, Joyce Vinielli dos Santos, é quem cuida dele, e é bastante grata aos cuidados prestados pela equipe. “Esse atendimento ajuda bastante. Às vezes eu ficava sem saber o que fazer, quando meu pai tinha crises, e o médico e a enfermeira nos orientam sobre como proceder para cuidar dele. Eles me ensinaram a fazer o curativo e tudo o que é preciso ser feito no dia a dia”, afirmou.