Gestores e técnicos da Emurb conhecem mapeamento georreferenciado de problemas urbanos

Obras e Urbanização
26/10/2023 12h05

A atual gestão da Prefeitura de Aracaju tem a característica de buscar soluções inovadoras, que viabilizam a otimização dos serviços públicos e trazem mais qualidade de vida à população. Neste sentido, gestores e técnicos da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) conheceram os serviços da empresa Mapzer, que oferece um recurso inovador de identificação de mais de 30 tipos de ocorrências urbanas.

A tecnologia consiste em um veículo que circula pela cidade com uma câmera acoplada, dotada de inteligência artificial (IA), capaz de capturar imagens, identificar a natureza do problema e o local. Desta forma, ela gera fotografias e separa as ocorrências por categorias, gerando relatórios que podem promover redução de custos, gerenciamento de riscos e antecipação da manutenção.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, acredita que a tecnologia tem a capacidade de trazer uma grande contribuição a Aracaju.

“É uma coisa muito criativa, é como se fosse um vigilante da cidade e através de inteligência artificial, identifica uma série de ocorrências. Nós pedimos uma demonstração, e na quarta-feira (26), o veículo da Mapzer circulou pelo bairro Jabotiana e nos apresentou um relatório. A impressão que nós temos é excelente, as informações são fundamentais para o planejamento, saber o que priorizar. Além disso, ele traz não só o mapeamento de problemas de competência da Emurb, mas de outros órgãos também. Assim, podemos emitir relatórios para que eles façam as devidas correções. É espetacular”, classifica.

Gerente comercial da Mapzer, Paulo Tumas Jr. destaca que essa  tecnologia é "completamente nacional". "O carro contém inteligência artificial e equipamentos que fazem monitoramento sem intervenção humana. Hoje atuamos em mais de 20 cidades, em todas as regiões do país, dos mais variados tamanhos. É um serviço que proporciona melhora de logística, e promove maior organização, reduz custo, tempo e torna mais eficaz a mão de obra”, diz.

A partir da geração de imagens georreferenciadas, a IA categoriza os problemas encontrados em vias públicas, que vão desde buracos, problemas na rede de drenagem e calçadas e sinalização, até lixo descartado de forma irregular, obras particulares em desconformidade com a legislação e veículos em locais impróprios.

Os problemas coletados são sistematizados e compõem relatórios gerados a cada 30 dias, contendo a incidência dos problemas e a sua localização, viabilizando uma programação ainda mais estratégica e precisa para os serviços públicos.

Gestores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Defesa Civil participaram de reunião realizada na quarta-feira (26), na sede da Emurb, para apresentação do projeto.