Órgãos municipais vistoriam montagem da estrutura do Pré-Caju 2023

Agência Aracaju de Notícias
26/10/2023 12h15

Faltando pouco mais de uma semana para o início do Pré-Caju 2023, as equipes de diversos órgãos da Prefeitura de Aracaju realizaram, na manhã desta quinta-feira, 26, uma vistoria nos postos de comando e áreas ao longo do percurso onde acontecerá a  prévia carnavalesca. O evento, que ocorrerá entre os dias 3 e 5 de novembro, conta apoio logístico do município.

Juntos a um representante da organização do evento, equipes da Defesa Civil, Secretaria da Saúde, Guarda Municipal, Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb) e Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT) observaram a estrutura e os espaços onde os foliões e os trios elétricos passarão. O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, explica que essa vistoria visa observar todos os pontos onde foram instalados equipamentos, seja da Prefeitura como também do Estado. 

“Estamos verificando os locais em que a gente vai fazer o fechamento integral e os locais que estarão abertos à entrada do público, verificando também os locais mais adequados para a instalação de banheiros químicos, locais onde serão instalados os quatro postos de comando, o camarote da acessibilidade, para que se tenha a total acessibilidade das pessoas que vão frequentá-lo. A gente acompanha a montagem dessas estruturas para saber se está sendo feita de acordo com o que foi apresentado”, disse. O secretário explicou que a Defesa Civil também verifica toda parte de segurança, de contraventamento, o sistema de proteção contra descargas atmosféricas, “tudo isso para que o evento tenha a maior segurança possível também no aspecto estrutural”.

O apoio logístico da Prefeitura de Aracaju envolve também a Emsurb, que organiza os vendedores ambulantes e a limpeza urbana no local do evento e arredores. O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, ressaltou que a preparação começou há alguns meses. Ele lembrou que foi lançado o edital com cerca de mil vagas para os ambulantes. “Agora, com a proximidade do evento, temos a alocação dos ambulantes, em toda a avenida, além da limpeza e do processo de fiscalização dos resíduos cuja comercialização será proibida durante o evento. A disposição dos espaços públicos está toda correta, o planejamento já foi todo executado, e agora vem a parte de disposição das pessoas na avenida, como também o processo de limpeza do antes, durante e após o dia do evento”, declarou.

Bruno Moraes explicou ainda que, de acordo com o planejamento, a previsão é que cerca de 20 a 25 equipes de agentes de limpeza trabalharão durante o Pré-Caju. “Temos um compromisso de entregar a Orla cem por cento limpa no dia seguinte, bem cedinho, ali por volta das seis da manhã. Depois a gente sai para as imediações, que são as chegadas à orla, a chegada aos terminais, os pontos de ônibus das regiões mais afastadas, onde se concentra a população que irá à festa. Então será um verdadeiro mutirão. Há um planejamento de entregar toda a área varrida, limpa e lavada, desde a faixa de areia, como também os locais de chegada ao evento e o grande corredor da avenida Santos Dumont”, afirmou.

Saúde, trânsito e segurança
Para a população que estará curtindo a festa, a Prefeitura de Aracaju ofertará serviços de apoio à saúde, trânsito e segurança. Durante a visita aos espaços do evento, a diretor da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Yuri Belchior, explicou qual será a estrutura instalada para o atendimento aos cidadãos. “O apoio da Prefeitura é ímpar, porque esse é um evento frequentado pela população de Aracaju e de outros estados. E essa vistoria é importante para que a gente conheça os espaços e para que a coordenação do evento fique ciente de toda a estrutura que está sendo montada. No caso da Rede de Urgência e Emergência, será instalado um posto médico, que contará com dez leitos, sendo dois de estabilização, seis poltronas de medicação rápida e atendimento com o suporte do Samu”, disse.

Um evento de grande porte como o Pré-Caju, realizado em um local público, também precisa do suporte na organização do trânsito. Nesse sentido, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estará presente com agentes de trânsito para coordenar o fluxo de veículos nas proximidades. De acordo com o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, a vistoria realizada nesta manhã é a finalização do planejamento operacional que foi elaborado por todas os órgãos envolvidos no evento. “Nos dias do Pré-Caju a SMTT estará fazendo o isolamento do trânsito, para organizar o perímetro do evento no que se refere à circulação de veículos e de pessoas, garantindo a tranquilidade de quem vem participar da festa e a mobilidade da população em geral que transitará pelo local, mas que não vai participar do evento”, disse.

Já a segurança da população e do patrimônio público contará com os serviços da Guarda Municipal de Aracaju, cujas equipes também participaram da visita técnica às estruturas que estão sendo montadas. “Estaremos trabalhando com mais de 200 guardiões nesses três dias de evento, distribuídos tanto no transporte público como na segurança aqui em torno do evento, usando a tecnologia que já dispomos na Prefeitura Municipal. Temos nossa base móvel de videomonitoramento com cinco câmeras de alta resolução, que estarão dispostas junto à rotatória próxima ao Terminal Atalaia. Estaremos com o nosso drone, e com o nosso canil também. Vamos realizar a Operação Terminal Seguro, com seis viaturas que vão trabalhar com mais de 30 homens distribuídos nos nossos terminais, visto que nesse período temos uma circulação muito grande de pessoas se deslocando”, pontuou o comandante da Guarda Municipal, subinspetor Fernando Mendonça.

Para Yuri Batista Rocha, membro da Comissão Organizadora do Pré-Caju, “é altamente importante" o apoio da Prefeitura de Aracaju. "A gente agradece a Prefeitura pelo aumento da quantidade de banheiros químicos na rua que foram instalados. O prefeito Edvaldo Nogueira, com toda a sua equipe, está fazendo tudo de melhor para a festa acontecer”, declarou.