Natal Iluminado: espetáculo de luzes encanta turistas e moradores de Aracaju

Indústria, Comércio e Turismo
17/11/2023 16h26

Aracaju tem encantos durante todos os meses do ano, mas no período natalino a cidade ganha um brilho especial com o Natal Iluminado. Em plena quinta-feira, 17, as praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos, no Centro, estavam repletas de moradores e turistas apreciando todo o cenário de luz e de adereços natalinos, além dos vários brinquedos para a criançada, como o histórico Carrossel do Tobias, instalado em frente ao Palácio Museu Olímpio Campos.  

O Natal Iluminado encanta não apenas os moradores da cidade, mas também se torna uma atração turística para visitantes de todas as regiões do país. Regina Célia e Leonardo de Oliveira, por exemplo, são da cidade de Santos, do litoral paulista, e chegaram cedo na praça Fausto Cardoso para ver de perto toda a decoração natalina. Eles destacaram a importância do turista chegar em um local e conhecer boas novidades, como o período natalino começando no mês de novembro.

“Olha, foi uma surpresa muito grande chegar em novembro e já ver essa decoração de natal tão linda, tão cheia de atrativos para adultos e crianças. É maravilhoso, muito bonito mesmo. A gente não vê isso em outros lugares, Aracaju está de parabéns”, elogiou Regina.

“A gente vai ficar quatro dias aqui e achei muito incrível toda essa decoração, foi tudo pensado nos mínimos detalhes, com brinquedos para a criançada, algumas estruturas interativas, essa árvore-de-natal enorme, achei tudo muito criativo e diferenciado”, reforçou Leonardo.

Do Mato Grosso/MT, região Centro-Oeste do país, o casal Welson Góis de Araújo Barros e Fábia Vieira Nero Araújo veio passear na capital sergipana e também se surpreendeu com toda ornamentação do Natal Iluminado. “Até pensei que tinha me enganado no mês, achei que já era dezembro, mas ainda estamos em novembro", comentou Welson aos risos.

Ivanete Conceição de Santana tem 81 anos, foi apreciar o Natal Iluminado com a filha, Élida Santana, e os netos Vinicius e Luna. Encantada com a decoração natalina, deu um significado cristão à magia de luzes. “A praça tá muito bonita, uma decoração muito cuidadosa, muito delicada, emanando paz, amor, felicidade e Natal é tudo isso; Natal é luz, luz é vida e luz representa a presença de Deus. Em cada canto aqui na praça a gente sente a presença do amor de Deus derramando suas bençãos sobre todos nós. Estão de parabéns os idealizadores, a praça está maravilhosa”, afirmou emocionada e abraçada à filha e aos netos.

A portuguesa, Rita Guterres, saiu de Lisboa com a temperatura de 8ºC e adorou o clima da capital sergipana. É a primeira vez que ela vem ao Brasil e além de admirar as luzes e decoração natalina nas praças do Centro, enalteceu a hospitalidade do aracajuano. “Aqui tá muito bonito, com muitas luzes. Gostei muito da alegria das pessoas e isso é muito bom. A cidade é pequena, mas muito familiar, pretendo ficar aqui uns 10 dias”, afirma.

Reforço ao turismo
Para o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, o Natal Iluminado é um evento consolidado no calendário do turismo na capital e reforça, além das belezas da capital, o clima de tranquilidade e de hospitalidade do aracajuano. “Em meio às luzes e decorações do Natal Iluminado, os nossos visitantes encontram um dos nossos mais importantes ativos turísticos que é nossa forma de ser, a nossa hospitalidade, a forma como recebemos nossos visitantes. Isso é reconhecido por todos que chegam aqui e é um motivo de orgulho termos uma cidade tão bela e um povo tão caloroso. Por isso que Aracaju é um destino diferenciado”, ressalta.

O Natal Iluminado é uma realização da Prefeitura de Aracaju em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE), Governo de Sergipe, Serviço Social do Comércio de Sergipe (Sesc/SE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Sergipe (Senac/SE) e patrocínio das empresas Construtora Celi, Energisa e Maratá. No Centro da capital, nas praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso, o projeto conta com o dobro de pontos de luz da edição passada: são mais de 11 milhões de lâmpadas coloridas, espalhadas nas três praças da região central, consolidando a edição de 2023 como a maior já realizada.