Perimetral Oeste: Equipe Social do projeto participa do Encontro Intersetorial do Cadastro Único

Agência Aracaju de Notícias
17/11/2023 18h47

Nesta quinta e sexta, 16 e 17 de novembro, a Prefeitura de Aracaju realizou o Encontro Intersetorial do Cadastro Único, com o objetivo de discutir as ações que são essenciais para o CadÚnico, que é a ferramenta de acesso a todos os programas sociais e também para melhorar as estratégias do Programa Bolsa Família em Aracaju.
 
Com o tema “Cadastro Único: base de inclusão e integração de políticas sociais”, o evento reuniu colaboradores das Secretarias Municipais da Assistência Social, Saúde (SMS), Educação (Semed) e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). E, representando a Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura para execução do trabalho social da Avenida Perimetral Oeste, estiveram presentes as Assistentes Sociais Ayara Wanderley e Joyce Nayam.
 
Durante estes dois dias, a programação do encontro contou com mesas redondas, apresentações artísticas culturais e um momento de destaque do evento foi o compartilhamento de experiências exitosas, na mesa de “Inclusão socioeconômica e o trabalho social nas políticas de Habitação”, ocorrida nesta sexta, 17.

Na ocasião, a diretora de Gestão Social da Habitação da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, Rosária Rabelo, apresentou as ações do trabalho social desenvolvido nos Projetos Mangabeiras, Perimetral e Recanto da Paz e, a outra experiência foi partilhada pelo grupo de Mulheres Poupadoras, que participam de um projeto de poupança comunitária na Ilha de Deus, em Pernambuco.
 
Segundo Rosária Rabelo, a temática do Cadastro Único tem uma importante relação com o trabalho social desenvolvido pela Diretoria de Habitação. “É necessário atuar no território de forma articulada às políticas sociais e urbanas. Grande parte dos moradores das comunidades em que estamos desenvolvendo ações são beneficiários do Bolsa Família. Por isso, foi um diálogo intersetorial muito necessário para a melhoria contínua do trabalho executado no nosso município”, relata.
 
Para a assistente Social da Diagonal, Joyce Nayam, este momento de debates e orientações fortalece as ações que vêm sendo desempenhado pela Prefeitura de Aracaju. “Participar deste evento é uma experiência que, sem dúvidas, enriquece nosso trabalho com a comunidade da Avenida Perimetral Oeste. Essas discussões contribuem para importantes questões que visam dar oportunidades para melhorar a qualidade de vida dos beneficiários”, explica.