Aeroporto de Aracaju registra aumento de 22,1% no fluxo de passageiros em outubro

Indústria, Comércio e Turismo
18/11/2023 12h48

No mês de outubro, o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, voltou a registrar novo aumento no movimento de embarques e desembarques de passageiros na unidade administrada pela Aena Brasil. De acordo com os dados fornecidos pela concessionária, o mês de outubro apresentou um crescimento percentual de 22,1% em comparação com o mês de outubro de 2022. As demais unidades da região Nordeste administradas pela empresa apresentaram os seguintes percentuais: Recife/PE (+11,5%); Maceió/AL (-1,9%); João Pessoa/PB (+16%); Juazeiro do Norte/RN (+15,5%); e Campina Grande/PB (+184,4%).

De acordo com a Aena, em 2022 o total de embarques e desembarques nos dez meses do ano foi de 777.253 passageiros, enquanto que em 2023, o número saltou para 966.278, representando um aumento comparativo de 24,3%.

Na série histórica de 2023, é o décimo mês consecutivo que o Aeroporto de Aracaju registra aumento no fluxo de passageiros, quando comparado aos mesmos períodos do ano passado, conforme os percentuais a seguir: Janeiro (+15,6%); Fevereiro (+18,7%); Março (+26,4%); Abril (+25,7%); Maio (+27,5%); Junho (+38,6%); Julho (+29,9%); Agosto (+21,9%); Setembro (+21,1%); e outubro (+22,1%).

Segundo o secretário municipal do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, esses sucessivos aumentos refletem os vultosos investimentos da gestão municipal em obras de melhorias urbanas e divulgação de Aracaju no mercado do turismo, bem como a realização e apoio a eventos festivos e corporativos na capital. Ele cita como exemplos o Réveillon, Projeto Verão, Corrida Cidade de Aracaju, Forró Caju - um dos maiores e mais tradicionais festejos juninos do Brasil, ao lado de Campina Grande/PB e Caruaru /PE - e o Natal Iluminado, realizado em parceria com a Fecomércio-Sesc-Senac e Energisa, com patrocínio de empresas privadas, como a Construtora Celi e o Grupo Maratá.

O secretário ressalta ainda o apoio da gestão aos diversos eventos da iniciativa privada e de parceiros do trade turístico, como o Campeonato do Nordeste de Kart, Expo Verão, 9° Rally dos Mares 2023, 27º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e 16° Congresso Sergipano de Cardiologia, 3º Festival de Carros Antigos de Sergipe (Festcas) e a Semana da Sergipanidade.

Outro fator para os bons resultados apresentados pela Aena Brasil são os roadshows Viva Aracaju, realizados com o investimento de R$1,5 milhão da Prefeitura de Aracaju em um Termo de Fomento firmado com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Sergipe – Seccional Sergipe (ABIH/SE), visando a promoção do destino Aracaju em todo o país.

“Esse é um trabalho que a gente já vem fazendo desde 2021, um trabalho persistente e de parceria com a ABIH. Temos divulgado nossos atrativos em todas as regiões do país e até agora, desde maio deste ano, já capacitamos cerca de 1,2 mil agentes de viagens em 8 roadshows. Isso melhora a qualidade de argumentação desses profissionais para a venda de pacotes turísticos para nossa cidade”, explica Jorge Fraga.

O gestor municipal acrescenta ainda que o fluxo de turistas na cidade nos próximos meses deverá ter elevado crescimento em razão dos eventos natalinos, o Réveillon e a abertura da temporada 2024 com o Verão Sergipe e Projeto Verão, eventos de grandes públicos realizados pelo Governo de Sergipe e Prefeitura de Aracaju, respectivamente.

“Estamos chegando ao final do ano com um portfólio imenso de trabalho, que contribuiu para o fortalecimento do turismo na cidade. O crescimento é visível em números no aeroporto, nos hotéis, nos bares, restaurantes e no movimento de turistas pela cidade. Fico feliz com os resultados e seguiremos as determinações do prefeito Edvaldo Nogueira de fazer sempre mais e melhor pelo nosso turismo”, afirma Jorge Fraga.