Com o apoio da Prefeitura de Aracaju, foi aberto no domingo, 19, e segue até a próxima sexta-feira, 24, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, das 9h às 18h, o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, evento realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) com o objetivo de promover o debate científico de alternativas sustentáveis que auxiliem no desenvolvimento de políticas socioambientais e na gestão de recursos hídricos. Com a temática ‘Água e sociedade: resiliência, inovação e participação’, o SBRH é considerado o maior evento de gestão de recursos hídricos do Brasil e um dos maiores do mundo.
A Secretaria Municipal do Turismo (Setur) participa do evento com um estande de 36m² para acolher os visitantes com material informativo sobre os atrativos da cidade e divulgação dos grandes eventos de final de ano, como o Natal Iluminado e Réveillon, além do Projeto Verão 2024. Jorge Fraga, gestor da pasta, ressalta o esforço da Prefeitura de Aracaju em apoiar eventos nos mais variados segmentos, de forma a elevar o fluxo de turistas na cidade, gerando benefícios para toda a cadeia produtiva e para a economia municipal.
“O turismo de eventos é muito expressivo para o aumento de turistas em nossa cidade, gerando renda para praticamente todos os segmentos dessa atividade. Além dos participantes inscritos nos eventos, têm as equipes de profissionais de retaguarda, de comunicação, interessados nos temas, além dos próprios parentes dos participantes, que terão tempo para experimentar nossos atrativos turísticos e fazer a divulgação em seus locais de origem”, pontua Fraga.
“O papel da Prefeitura de Aracaju foi fundamental para a realização deste evento, queria agradecer todos os gestores municipais e considero importante o estande da Secretaria do Turismo no evento, nossos congressistas têm a oportunidade de interagir com os técnicos da Prefeitura e conhecer os atrativos da cidade”, enfatizou o presidente da ABRHidro, Cristóvão Fernandes.
Apolinário Rebelo é diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e acompanha o desenvolvimento da capital sergipana desde 1979. Antes de dar início a sua participação no simpósio, visitou o estande da Setur para buscar informações atualizadas a fim de elaborar o roteiro de visitas na cidade.
“Aracaju é uma cidade belíssima, acolhedora, muito organizada, limpa e prazerosa, gosto muito de Aracaju. Aqui tem uma culinária diferenciada e famosa, tem a carne de sol com pirão de leite e o prato mais famoso da região, que é o caranguejo. Conheço a cidade há muitos anos, ela tem melhorado muito e a receptividade do povo aracajuano é ímpar, então, fico muito feliz de estar aqui e sempre que puder voltarei”, enaltece.
É a primeira vez que as estudantes do curso de engenharia ambiental da Universidade Federal do Paraná, Erika Mariellen Ferreira e Isabelle Erdmann Portela, vêm a Aracaju. Ao passarem pelo estande da Setur, colheram material informativo e conversaram com as servidoras da pasta em busca de detalhes sobre os atrativos mostrados no material.
Já a acadêmica Letícia Vieira de Freitas, da Universidade Federal de Fortaleza, veio com um grupo de amigos e já definiu que irá passar dois dias livres em Aracaju para explorar os atrativos da cidade. “Chegamos no domingo e fizemos uma rota mais urbana, fomos no mercado municipal, no Museu e no Largo da Gente Sergipana e agora vim aqui no estande para obter mais informações sobre os melhores lugares pra gente ir, as rotas e informações de guias de turismo”, disse.
Silvana do Socorro Carvalho Veloso é da Universidade Rural do Amazonas, região Norte do país, e elogiou a qualidade do material exposto no estande, a organização da cidade e a conhecida hospitalidade do aracajuano. “Maravilhoso e muito informativo, eu tô adorando a cidade, é muito limpa, todo mundo muito gentil e isso ajuda muito a gente quando chega e não conhece bem o local é bom a gente ter este tipo de informação para poder passear, conhecer a cidade melhor depois do evento, tenho certeza que tem muita coisa linda para ver”, afirmou.
De acordo com a organização do evento, 1.700 participantes estão inscritos no simpósio, mas a estimativa é que cerca de três mil pessoas, de 20 países, participem do encontro, entre elas autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, profissionais liberais, empresários, fabricantes e comerciantes de equipamentos, usuários, gestores e tomadores de decisão.
“No nosso estande recebemos participantes de todas as regiões do país e fiquei muito satisfeito com os depoimentos dos visitantes, sempre enaltecendo a qualidade da nossa cidade, nossos atrativos turísticos e nossa hospitalidade. Por isso somos um destino diferenciado e que tem despertado cada vez mais a atenção do mercado”, aponta Jorge Fraga.