Conselho Tutelar: moradores da antiga Zona de Expansão, Santa Maria e 17 de Março retornam às urnas para nova eleição no domingo, 26

Assistência Social e Cidadania
22/11/2023 09h30

Após denúncia e comprovação de erro material em número de candidato do 6º distrito, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizará nova eleição para escolha dos cinco conselheiros tutelares da região. O pleito conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE).

O Processo de Escolha suplementar do 6º distrito conta com 18 candidatos, sendo eles os mesmos que participaram do processo ocorrido no dia 1º outubro. Serão quatro locais de votação e nove seções eleitorais. As pessoas que participaram do primeiro pleito, votarão nos mesmos locais e devem participar dessa eleição suplementar.

“Essa eleição é normal, como qualquer outra eleição, mas só podem participar moradores do 6º distrito, ou seja, dos bairros que compreendem a essa região. São essas pessoas que vão se eleger, são esses candidatos que por quatro anos vão estar à frente da defesa dos direitos de crianças e adolescentes nesses bairros, são elas que farão articulações não só pra combater, mas pra prevenir os tipos de violência contra crianças e adolescentes”, destaca a presidente do CMDCA, Natália Dalto.

A nova votação para escolha dos conselheiros tutelares do 6º distrito da capital acontecerá neste domingo, 26, das 8h às 17h, para os moradores dos bairros Mosqueiro, Santa Maria, 17 de Março, São José dos Náufragos, Areia Branca, Robalo e Gameleira.

“Vale ressaltar que a primeira eleição dessa região foi cancelada e por isso haverá uma nova eleição, então é preciso que todos participem novamente, inclusive aqueles que deixaram de comparecer no dia 1º de outubro, podem votar na eleição do próximo domingo”, completa Dalto.

A Secretaria Municipal da Assistência Social ofertará todo apoio logístico e humano para a realização do processo, como transporte das urnas eletrônicas, disponibilidade de mesários e pessoal de apoio e todos os insumos necessários. Ao todo, cerca de 100 colaboradores serão mobilizados para o pleito.

Locais de votação
6º Distrito – bairros Santa Maria, 17 de Março, Mosqueiro, Areia Branca, São José, Robalo e Gameleira.

Os eleitores das instituições: Emef Florentino Menezes, Escola Estadual Paulino Nascimento, Escola Estadual Manoel Dionísio Santana, Emef Prof Maria Carlota de Melo, Emef Tenisson Ribeiro, Instituto Capital Inca e Colégio Aprendiz, votarão na Emef Tenisson Ribeiro.

Os eleitores das instituições: Emef Elias Montalvão, Emei Leonor Teles de Menezes e Emei José Teles Carlos Teixeira, votarão na Emef Elias Montalvão.

Os eleitores das instituições: Emef José Souza de Jesus, Emef Prof. Diomedes Santos Silva e Emei Irene Romão de Brito, votarão na Emef Prof José Souza de Jesus.

Os eleitores das instituições: Emef Laonte Gama da Silva, Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, Emef João Paulo II, Escola Estadual Wolney Leal de Melo, Colégio Estadual Jugurta Barreto Lima, Emei João Batista Douglas de Souza, Emef João Oliva Alves, UQPS Santa Maria e Espaço Cuidar, votarão na Emef João Paulo II.