Secretaria da Saúde e Conselho Municipal homenageiam pesquisadores da UFS

Saúde
23/11/2023 17h44

Com o objetivo de homenagear sete pesquisadores e professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) pelos relevantes serviços prestados durante a pandemia de covid-19 na capital, nesta quinta-feira, 23, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Conselho Municipal da Saúde (CMS) realizaram uma solenidade com Moção de Aplausos no auditório da sede da Saúde de Aracaju.

Na abertura do evento foi apresentado um vídeo da secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, que agradeceu e afirmou que a parceria com a UFS fez toda a diferença nas ações empreendidas pelo município no combate ao vírus.

“Desde o primeiro momento, foram tomadas medidas a partir do embasamento científico. A ciência foi primordial no planejamento e nas ações de enfrentamento ao vírus. Deste modo, é motivo de grande satisfação esta homenagem aos pesquisadores que, com nossa equipe, tomaram decisões fundamentadas e assertivas por parte da gestão. Tivemos o suporte de professores da Universidade, que fizeram previsões e estudos que nos ajudaram a definir as estratégias para combater a covid”, reconhece Waneska

Foram homenageados os professores da UFS: Paulo Ricardo Saquete Martins Filho, Lucindo José Quintans Júnior, Diego Moura Tanajura, Adriano Antunes de Souza Araújo, Amélia Ribeiro de Jesus, Roque Pacheco de Almeida e Enaldo Vieira de Melo.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Taise Cavalcante, a pandemia do coronavírus potencializou a parceria e o diálogo entre a Prefeitura de Aracaju e a Universidade Federal de Sergipe, instituição que realiza estudos e pesquisas em várias frentes e contribuiu para a tomada de decisão da gestão municipal, pautadas em dados científicos.
 
“Dados que fizeram toda diferença nas ações realizadas pela Saúde de Aracaju, pois, diante da pandemia, a ciência se tornou primordial no planejamento e nas ações de enfrentamento ao vírus. Hoje foi um dia muito especial, no qual estamos reconhecendo e validando a participação da UFS, junto com a SMS, no pior momento do mundo, que foi a pandemia. Fizemos esta homenagem com a Moção de Aplausos, aprovada pelo CMS, para sete professores que trabalharam diretamente com nossa equipe da Saúde de Aracaju”, enaltece.

Moção de Aplausos
A homenagem foi fundamentada no que dispõe o Regimento Interno do Pleno do Conselho Municipal de Saúde, em seu Art. 60, que apresentou requerimento de reconhecimento em público à Mesa do Plenário.

Segundo a secretária da mesa diretora do CMS de Aracaju, Núbia Santana Bispo, a Moção foi aprovada pelo Pleno do Conselho e por seus membros no dia 16 deste mês, em Reunião Ordinária, visando reconhecer e revalidar os serviços prestados durante a pandemia de covid-19, em Aracaju e no Estado de Sergipe.

“Este evento é para reconhecermos o trabalho dos professores e doutores da UFS, que muitas vezes são pessoas invisíveis para a comunidade, mas que desenvolvem um trabalho de grande importância, se somando na garantia da prevenção e cura na construção de uma política de saúde. Esta homenagem foi uma forma carinhosa de agradecimento por salvarem tantas vidas”, explica Núbia.

Em discurso, o professor Adriano Antunes de Souza Araújo representou os sete professores homenageados e ressaltou que a universidade tem feito um excelente trabalho na produção de conhecimento no estado de Sergipe.

“Podemos afirmar que nossos pesquisadores têm o reconhecimento nacional e internacional. Sinto-me honrado em receber essa moção de aplausos e a equipe da UFS se sente muito lisonjeada com a homenagem que está sendo feita aos pesquisadores que atuaram efetivamente durante a pandemia. Nossos mais sinceros agradecimentos à SMS, em nome da secretária Waneska Barboza, e ao Conselho Municipal de Saúde de Aracaju, por esta homenagem pelo trabalho desenvolvido de forma conjunta e coletiva entre a UFS e a SMS”, afirmou Adriano.

Para o professor Paulo Ricardo Saquete Martins Filho, o reconhecimento desenvolvido por um trabalho é um momento muito importante na vida.

“Este trabalho que desenvolvemos em relação ao enfrentamento da covid-19 gerou conhecimento científico e colaborou em importantes políticas públicas, que foram eficazes na luta contra o vírus da covid e também em outros problemas importantes de saúde para nossa sociedade. É um momento de muita alegria e satisfação. Agradeço ao Conselho, à Saúde de Aracaju e à sociedade aracajuana por este reconhecimento”, agradece o professor Paulo Ricardo.