Vila do Natal Iluminado: Emsurb sorteia ambulantes para área externa da Orla da Atalaia

Serviços Urbanos
27/11/2023 18h20

Em meio à transição de carreira para micro empreendedor Maurício Raimundo dos Santos, 35 anos, enxergou na venda de pastéis e caldos de cana em eventos de grande e médio porte a oportunidade de mudar de vida e garantir o sustento de sua família. Com um sorriso no rosto, ele declara estar animado para as vendas após ser um dos contemplados com os pontos disponíveis para a comercialização na área externa da Vila do Natal Iluminado, que se inicia em 2 de dezembro e vai até 2 de janeiro de 2024, na Orla da Atalaia.

"Trabalhar é a minha vocação. Há aproximadamente três anos, busquei uma fonte de renda central e, com os novos caminhos em pleno final de ano, estou aqui como um dos contemplados para vender na área externa da Vila do Natal Iluminado. Nunca imaginei ser sorteado, estou muito feliz. Este ano, estarei diretamente na área do evento e, com fé em Deus, irei vender além do esperado," declarou.

O sorteio eletrônico ocorreu na tarde desta segunda-feira, 27, na sede da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), localizada ao lado da Praça de Eventos da Orla da Atalaia. A iniciativa reflete o compromisso com os ambulantes da capital, por meio do sorteio eletrônico, para a ocupação dos 21 pontos fixos destinados à comercialização de alimentos diversos, food truck e towner.

O evento contou com a presença do Presidente da Emsurb, Bruno Moraes, que realizou a abertura do sorteio e destacou a relevância dos espaços públicos como acesso direto para que os ambulantes possam comercializar suas mercadorias. “O sorteio eletrônico é uma das etapas mais importantes do Edital de chamamento para a comercialização na Vila do Natal Iluminado. Trata-se de uma ação pública na qual a Empresa Municipal está empenhada em garantir a democratização do acesso aos pontos de comercialização para os 21 candidatos que serão contemplados com as três atividades”, destaca.

“Estes espaços destinam-se a venda de lanches e bebidas nos eventos de fim de ano na Orla da Atalaia e, enquanto gestor público, sinto-me honrado em dar acesso aos grupos de comerciantes para conseguir fazer um extra numa época tão mágica como o Natal”, acrescenta o presidente da Emsurb.

Dona Iraci Melo da Silva, 61 anos, diz que não é a primeira vez que vende em eventos como o Natal Iluminado e confessa ter perdido as contas de quantos anos trabalha com o comércio ambulante. “Peço a Deus sorte para ganhar e conseguir vender o meu famoso milho assado e cozido junto com aquele churrasco que sempre sai bastante. Estou feliz com a iniciativa neste fim de ano, assim poderei quitar as dívidas”, confessou.

Credenciamento
A Vila do Natal Iluminado é uma realização do Governo de Sergipe em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio). O evento acontece de 2 de dezembro a 2 de janeiro de 2024 e contará com várias atrações como pista de patinação no gelo, roda gigante, além de shows e apresentações de orquestras.

O diretor de Orlas e Parques, José Olino de Castro, destaca que o cadastro nas vagas disponíveis foram realizadas pelo site sorteador e garante toda a segurança dos candidatos, como também pontuou os próximos passos para os contemplados, em paralelo com o suporte dos técnicos da Emsurb. “Essa é uma oportunidade para que os comerciantes comercializem no final do ano. A partir de amanhã, 28, será feito o cadastramento no setor de arrecadação para gerar o boleto do preço público e em seguida a compensação do boleto no dia 30. No dia 1º de dezembro, será realizada a entrega dos crachás aos contemplados, tornando-os aptos para a comercialização no local,” concluiu.

Para mais detalhes, os comerciantes contemplados que tiverem dúvidas a respeito dos procedimentos seguintes poderão entrar em contato através do telefone (79) 3021-9908 e para os candidatos que precisarem conferir os números da sorte, nas categorias alimentos/diversos , food truck e Towners.