Casa de Passagem Freitas Brandão participa da Semana de Conciliação e Cidadania da Justiça Federal

Assistência Social e Cidadania
28/11/2023 15h15

A Prefeitura de Aracaju, através da Casa de Passagem Freitas Brandão, unidade da Alta Complexidade da Proteção Social Especial do Sistema Único da Assistência Social (Suas), gerenciada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, participa da I Semana Regional de Conciliação e Cidadania da Justiça Federal da 5ª Região, promovida pela Corregedoria Regional da Justiça Federal da 5ª Região (JF5), a ação tem como objetivo amparar pessoas em situação de rua e fazer com que elas tenham acesso a benefícios socioassistenciais.

A ação realizada nas dependências da Casa de Passagem faz parte da programação do Novembro Azul e acontece nesta terça-feira, 28, e na quarta-feira, 29. Hoje foram feitos atendimentos para a regularização e emissão de CPF através da Receita Federal. Também foi realizado o cadastro e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) pela Diretoria de Gestão Social da Habitação e Políticas de Transferência de Renda da  Assistência Social. Amanhã, 29, será realizado um mutirão para análise de pedidos de benefícios da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) para pessoas em situação de rua.

"A Semana Regional de Conciliação veio justamente para trazer benefícios para essas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e situação de rua. O Freitas Brandão, que já vem trabalhando essa questão da política de atendimento e fortalecimento da cidadania aos acolhidos, abraçou essa ação porque é a oportunidade que os assistidos terão para dar entrada no pedido de benefício ou aquele que já tenha o pedido feito, mas que devido algum problema de informação ou documentação, já consiga os encaminhamentos para ter o benefício aprovado", destacou Kelly Teles, coordenadora da Casa de Passagem Freitas Brandão.

Para o coordenador do Centro de Conciliação do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc/SE), Pedro Esperanza Sudário, a ideia da ação é proporcionar uma melhor condição de vida para pessoas que vivem em situação de rua.

"Serão dois dias de ação, hoje será feita a regularização de documentos essenciais para que essas pessoas consigam dar entrada nos benefícios e a amanhã será feito um mutirão para analisar esses pedidos de benefícios assistenciais para pessoas em situação de rua, é uma ação que vai possibilitar que eles tenham uma melhor qualidade de vida porque muitas vezes eles não têm documentação e sem essa documentação básica, um RG, um CPF, eles não conseguem pedir o benefício que é fundamental para essas pessoas terem uma vida digna e melhor", explicou Pedro Esperanza.

Assistido pela Casa de Passagem há seis meses, o ex-piloto de avião Herbert Erne, conta que a ação realizada é de grande importância para as pessoas que estão acolhidas. "Esse momento tem uma importância muito grande, porque eu tive um problema de saúde e minha família me fechou as portas, fiquei 60 dias hospitalizado no Huse e depois fui encaminhado aqui para o Freitas Brandão, se não fosse o Freitas, eu iria ficar onde? Essa ação de hoje é só mais um exemplo de como os profissionais estão empenhados em nos ajudar. Eu vou dar entrada no CadÚnico e amanhã vou participar do mutirão relacionado a benefícios do INSS e também muitas outras pessoas serão beneficiadas com a regularização de documentos e análise de benefícios sociais".

Para Oldair Oliveira, que está no Freitas Brandão há 3 meses, a oportunidade de regularizar os documentos é uma chance de recomeçar a vida de uma maneira melhor. "O Freitas funciona como um suporte, não é uma moradia, é uma casa de passagem para quem realmente acredita num recomeço ou numa continuação de uma vida digna. Se não existisse pessoas que se preocupassem com a gente, seria mais difícil. A partir de agora tudo vai dar certo, meus documentos estão todos atualizados, já estou com um trabalho quase certo e agora é bola pra frente", finaliza.