Ritmo intenso marca urbanização da praça Antônio Newton Menezes Porto, no bairro Jabotiana

Obras e Urbanização
01/12/2023 12h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), dá continuidade à construção da nova praça Antônio Newton Menezes Porto, no bairro Jabotiana. Antes apenas uma área verde, o espaço será transformado em uma praça completa, que vai proporcionar lazer e convivência ainda mais arborizada.

A obra segue em ritmo acelerado. São executados a implantação de passeios em concreto em nova área da praça, canteiros, estrutura do posto policial e bancos em concreto. Já foi concluída a pavimentação da área dos food trucks, feita de piso em concreto intertravado.

A urbanização foi viabilizada por um investimento de R$ 2.599.894,15, financiado pela Prefeitura de Aracaju, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que assegura investimentos na ordem de R$ 300 milhões na capital.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, dá detalhes da obra.

“Como é uma praça grande, uma das maiores da capital, alguns serviços levarão tempo para ser concluídos, a exemplo da construção dos passeios em todo o espaço. O projeto foi concebido ouvindo a comunidade, recebendo suas demandas e o que eles esperavam dessa praça, para que ela atendesse aos moradores daquela região. Nós temos agido assim e as pessoas ficam satisfeitas em serem ouvidas. A obra vai garantir, também, que os food trucks, que configuram uma atividade econômica forte naquela região, seja contemplada, estimulando não só o lazer e a qualidade de vida, mas também o comércio daquela parte da Jabotiana”, comenta.

A praça, que conta com uma área de 17 mil m², será dotada de passeios, bancos e mesas em concreto, parque infantil com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência, academias de ginástica ao ar-livre, paisagismo, pergolado, ampla área verde, iluminação em LED, acessibilidade e estacionamento.

O espaço de convivência terá área pet, destinada ao lazer de animais de estimação, novidade adotada recentemente pela gestão municipal, e uma área para food trucks, atividade econômica característica desta parte da cidade.