Campanha antirrábica: Prefeitura vacinou mais de 11 mil cães e gatos neste sábado, 2

Saúde
02/12/2023 18h03

Neste sábado, 2, a campanha de vacinação antirrábica realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), avançou mais uma fase e disponibilizou 30 postos fixos em 13 bairros da zona Norte da capital. A iniciativa, que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos contra a raiva, imunizou 11.435 animais a partir dos três meses de vida, saudáveis e sem procedimento cirúrgico recente.

O supervisor de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), José Bomfim, falou sobre a importância da vacina. "Estamos percorrendo a cidade para fazer um alerta, através da vacina, que os tutores precisam participar e proteger os animais contra uma doença que pode ser transmitidas para os humanos. A adesão tem sido satisfatória e nosso objetivo vem sendo cumprido. A população está de parabéns", disse José Bomfim.

A meta da campanha é imunizar cerca de 48 mil animais, o que corresponde a 80% do número estimado de animais em Aracaju.

Tutores conscientes

Crislaine Santos foi uma das primeiras a chegar no posto do bairro Lamarão para vacinar sua cadela, Luna, de 5 anos. "Estamos aqui todos os anos para que Luna continue assim, saudável. Mantenho o cartão de vacina dela em dia", contou Crislaine. 

Na praça Ulisses Guimarães, no bairro Santos Dumont, a tutora Aparecida Santana conta que Thor é mais que um filho para ela. "Quem ama, cuida e demonstra dessa forma também. Thor é muito especial e merece estar protegido", falou Aparecida.

Já no bairro Japãozinho, Maria Enoênia fez questão de levar a gatinha Preta para ser imunizada. "Ela é o xodó da casa, nossa princesinha. Aproveitei que estava em casa hoje e trouxe logo a nossa bebê e espero que todo mundo traga seus animais também", pontuou Maria. 

Nova etapa

A partir da próxima segunda-feira, 4, a Saúde de Aracaju estará no Parque de Exposições João Cleophas, no bairro José Conrado de Araújo, das 8h às 13h, para mais uma fase da campanha.

O supervisor José Bomfim explica que será mais uma oportunidade para quem ainda não conseguiu comparecer às outras fases. "Se por algum motivo, a pessoa não levou seu animal nos outros espaços, segunda-feira eles terão mais uma chance. É importante lembrar que não precisa acessar o ponto apenas de carro, podendo fazê-lo com qualquer veículo ou até mesmo a pé. Só não deixem de proteger seu cão ou gato", frisou Bonfim.