Em 2023, Serviço de Atenção Domiciliar realizou mais de 9 mil atendimentos

Saúde
21/12/2023 17h47

Durante este ano, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) percorreu os bairros da capital para prestar assistência a domicílio a pacientes com quadros agudos e garantir a continuidade do serviço hospitalar ou reduzir riscos de internação provocados por enfermidades. O programa da Prefeitura de Aracaju, realizado através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), chegou a 2.160 pacientes e efetuou 9.426 atendimentos ao longo de 2023.

O SAD é direcionado para pessoas que necessitam de cuidados em saúde e em condições agudizadas, desenvolvendo atendimento humanizado a partir da oferta de uma equipe multiprofissional que dispõe de alguns serviços como consulta médica, tratamento medicamentoso e orientações de rotina para familiares ou cuidadores.

Para a coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar, Elizabete Silva, o atendimento na residência do paciente ajuda na rotina e no cuidado, considerando, sobretudo, a evolução e reabilitação de algumas enfermidades ou quadros clínicos.

“No ano de 2023, nossas equipes desenvolveram diversos acompanhamentos de pacientes em domicílio, onde presenciamos diversas evoluções de quadros clínicos como reabilitação aguda pós AVC, possibilitando pacientes acamados a voltarem a ter autonomia e maior independência das suas capacidades funcionais. Além disso, grandes evoluções nas cicatrizações e melhorias dos casos de lesão por pressão, lesões muito comuns em pacientes acamados. Chegamos ao final do ano com uma sensação gigantesca de gratidão, por termos cuidado e mudado a vida de tantos pacientes e suas famílias”, frisa Elizabete.

O serviço possui equipes compostas por médico, enfermeiro e equipes multidisciplinares, que conta com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e assistente social. Entre as competências, os profissionais também ensinam aos familiares dos pacientes a fazerem alguns procedimentos, como curativos e movimentos de fisioterapia, além de orientar sobre medicamentos que devem ministrar, ensinando os cuidadores a terem mais independência e segurança no manejo com o paciente.