Prefeito Edvaldo faz balanço da gestão e apresenta perspectivas de realizações para 2024

Agência Aracaju de Notícias
30/12/2023 14h00

O prefeito Edvaldo Nogueira fez um balanço das principais realizações da Prefeitura de Aracaju ao longo de 2023, em entrevista concedida neste sábado, 30, ao SE1, da TV Sergipe, apresentado pela jornalista Susane Vidal. Durante o programa telejornalístico, o gestor da capital elencou também as perspectivas da gestão municipal para 2024 e destacou o pacote de obras que o município realizará no decorrer do próximo ano a partir do investimento dos R$500 milhões do empréstimo contratado junto ao banco dos Brics, “que representa a maior conquista de Aracaju nos últimos 20 anos e com o qual faremos grandiosas obras”, frisou. 
 
“Realizamos muito em 2023, mas acredito que temos muito a realizar, ainda temos desafios a superar. Assinamos este ano o importante contrato com o banco dos Brics, que nos permitirá realizar grandes obras. Uma delas será na Zona de Expansão, onde faremos uma avenida de 7 km, com três faixas de rolamento, drenagem, esgotamento sanitário, e toda a infraestrutura necessária. Lá, também faremos a parte estruturante dos bairros, preparando aquela região para o desenvolvimento urbano sustentável. A Zona de Expansão representa 40% do nosso território. Isso significa que, pela primeira vez, prepararemos uma área para que ela possa ser devidamente ocupada”, explicou.
 
Além disso, ressaltou Edvaldo, os recursos deste empréstimo viabilizarão outros projetos importantes para a cidade e para a população, a exemplo da dragagem do rio Poxim, “uma obra fundamental que resolverá problema histórico de alagamentos no bairro Jabotiana”, mais três corredores de transporte e a infraestrutura de comunidades que ainda carecem de infraestrutura básica. “Ou seja, vamos preparar Aracaju para o futuro, resolvendo problemas históricos da nossa cidade. São mais de 20 obras fundamentais para o desenvolvimento da capital e que irão preparar a cidade para as próximas gerações”, pontuou o prefeito.
 
Ao tratar sobre mobilidade urbana, o gestor municipal destacou a instalação do Consórcio do Transporte Metropolitano - formado pelos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Governo do Estado -, “que já adotou as primeiras medidas, como o congelamento da tarifa, que o município de Aracaju viabilizou com a implementação de um subsídio de R$37 milhões até o final de 2024”. “Com o consórcio, e a partir do estudo que a Prefeitura de Aracaju contratou com a ANTP, realizaremos grandes ações, e a principal delas é a licitação do serviço, cujo edital deve ser publicado em março do próximo ano. Com isso, resolveremos o problema da frota de veículos da capital e sou muito feliz de ser o prefeito que irá resolver este problema”, afirmou.
 
Dentre as principais conquistas da gestão municipal este ano, o prefeito ressaltou o início da construção das mais de 1.300 unidades habitacionais do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, “que devem ser entregues em meados do próximo ano e transformarão a vida de milhares de pessoas”, e a inauguração da Maternidade Lourdes Nogueira, a primeira maternidade da rede municipal de Aracaju, “outra obra grandiosa que entregamos este ano, onde já nasceram mais de 2.300 bebês e que tem se tornado uma referência para o país pelo atendimento humanizado que oferta”. 
 
“Na Educação também tivemos avanços enormes ao longo deste ano. Tornamos Aracaju a segunda capital do país que mais cresceu no ideb, inauguramos as primeiras escolas de tempo integral do município, estruturamos a nossa rede e agora estamos avançando na implementação da tecnologia como recurso pedagógico, para que os alunos tenham aulas mais interativas. Iniciamos um grandioso programa de inclusão digital, com o qual estamos entregando notebooks para todos os nossos alunos, do ensino fundamental à educação de jovens e adultos; estamos instalando sistema de reconhecimento facial e lousas digitais em todas as escolas, e mantivemos a qualidade dos serviços que já prestamos, como os materiais escolares que entregamos a todos os estudantes com itens de primeira linha”, destacou.
 
Ainda durante a entrevista, o prefeito apontou que, com a realização de eventos de grande porte, Aracaju tem se consolidado como polo de atração de turistas nesta época do ano, considerada como de alta estação para o setor. “Vimos que o Projeto Verão foi um sucesso, que Forró Caju foi um sucesso, vimos o Réveillon ano passado ser sucesso, o Pré-Caju, entre outras grandes festas, e isso traz o turismo e o desenvolvimento econômico. Aracaju foi uma das cidades cujos aeroportos são administrados pela Aena que mais tiveram crescimento no fluxo, isso significa que a política de turismo adotada pela Prefeitura tem funcionado. Com o Réveillon deste ano, queremos o mesmo.  Faremos uma grande festa, com dois dias de atrações e preparamos uma grande estrutura para que os aracajuanos e turistas possam se divertir”, afirmou.
 
De acordo com Edvaldo, o Réveillon é um momento de agradecimento pelo ano que passou, “de pedir por um futuro cada vez melhor, e de celebrarmos para que tenhamos um ano com melhores condições de vida para todos”. “Que 2024 seja um ano de paz, que as pessoas encontrem o caminho da construção de um mundo melhor. Que cada um faça sua parte e que juntos possamos ir cada vez mais longe”, concluiu o prefeito.