Prefeitura fortalece turismo na capital em 2023 com investimentos em melhorias urbanas e divulgação do destino

Indústria, Comércio e Turismo
30/12/2023 17h42

Entre os anos de 2020 e 2021, o mundo sofreu um forte abalo com a chegada da covid-19, severa epidemia que além das milhares de vidas que vitimou, também asfixiou todos os setores da economia global. O turismo foi uma das atividades econômicas mais impactadas, exigindo da Prefeitura de Aracaju investimentos e ações na área da saúde, bem como um cuidadoso planejamento visando a retomada gradual da dinâmica da cidade e da economia.

“Os anos da pandemia foram terríveis, mas sabíamos que com todo esforço e investimentos da gestão a doença seria vencida e que precisaríamos ter pronto uma plano de ação para a retomada das atividades a partir de 2022 e não paramos, nos planejamos e trabalhamos muito para alcançar os excelentes resultados deste ano de 2023”, explica o secretário Jorge Fraga.

Com vultosos investimentos direcionados para melhorias na infraestrutura urbana, incluindo a permanente manutenção em importantes equipamentos turísticos, ruas e avenidas, eficiente limpeza na cidade, melhorias na mobilidade, além da realização de grandes eventos promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur) e demais órgãos da administração, Aracaju reaqueceu o mercado local e se consolidou como um importante destino turístico nacional.

“Além do sol e praia, da nossa diversificada gastronomia e da excepcional qualidade da cidade, aliada à hospitalidade do nosso povo, a Prefeitura de Aracaju dá enorme contribuição para o fluxo de turistas com a realização de grandes eventos, como Réveillon, Projeto Verão, Forró Caju, Festival do Caranguejo e Corrida Cidade de Aracaju, além do consagrado Natal Iluminado, em parceria com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Energisa, Governo de Sergipe, e empresas como a Construtora Celi e o Grupo Maratá”, ressalta o gestor municipal.

Jorge Fraga destaca ainda o I Encontro Nacional de Turismo e o I Barco Show Aracaju Festival, realizados pela Setur municipal, além do apoio a diversos eventos promovidos pela iniciativa privada e trade turístico, entre eles a Expo Verão 2023, 9° Rally dos Mares, 3ª edição do Campeonato do Nordeste de Kart, 27ª edição do Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida; 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, 16° Congresso Sergipano de Cardiologia, 3º Festival de Carros Antigos de Sergipe e a Semana da Sergipanidade.

Outro importante fator para a excelente performance do turismo em Aracaju em 2023 foi a eficiente estratégia de divulgação da cidade no mercado nacional por meio de ações diversificadas, como roadshows em todas as regiões do país, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), além da participação da Setur nas principais feiras internacionais do turismo, como a 10ª WTM Latin América, em São Paulo; 50ª  Abav Expo 2023, no Rio de Janeiro; e 35ª edição do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), no Rio Grande do Sul.

“Levamos Aracaju para os principais polos emissores de turistas do país. Nossa cidade foi mostrada em detalhes por profissionais que trabalham diretamente na venda de pacotes turísticos, colocamos Aracaju aos olhos do turismo mundial”, frisa o secretário.

Um dos indicadores que endossam o êxito da gestão na promoção do destino vem da Aena Brasil, empresa que administra o Aeroporto Interacional de Aracaju – Santa Maria. De acordo com dados mensais da concessionária, em todos os 11 meses de 2023 o fluxo de passageiros na unidade registrou aumento em relação aos mesmos meses de 2022.

Com os números de novembro consolidados, o Aeroporto de Aracaju registrou um crescimento de 22,25% no acumulado do ano, em relação a 2022. O montante dos 11 meses de 2022 apresentou um fluxo de 866.542 passageiros, enquanto que em 2023 o número cresceu para 1.059.354, representando um acréscimo de 192.812 passageiros. “Esse crescente movimento no Aeroporto beneficiou os diversos segmentos do turismo, como o de hospedagem, bares, restaurantes, lojas de artesanato e comércio como um todo, impulsionando a economia local e gerando emprego e renda para nossa população e nossa expectativa para dezembro é muito otimista, nossa cidade está cheia de turistas”, registra Jorge Fraga.

Réveillon 2024

Para comemorar os excelentes resultados de 2023, “nada melhor que um Réveillon jamais visto em Aracaju”, enaltece Jorge Fraga, lembrando que este ano serão dois dias de festa reunindo mais de 100 mil pessoas por noite, nos dias 30 e 31 de dezembro, na Orla da Atalaia. “É um final de ano apoteótico, reafirmando a grandeza de Aracaju e os esforços da nossa gestão municipal, que a cada ano trabalha de forma mais rigorosa e com mais vontade de melhorar a cidade e oferecer o melhor aos nossos cidadãos e aos turistas que visitam essa jóia do turismo nacional que é nossa linda Aracaju”, exalta o secretário.  


Confira a programação:

Sábado, 30/12


20h – DJ Lôra

21h – Samba de Salto

22h30 – Mestrinho e Mariana Aydar

0h – Timbalada

1h30 – Luan Estilizado


Domingo, 31/12


20h – DJ Marraia

21h – Psirico

22h30 – Jão

0h20 – Samuel Rosa

2h – Nona