Prefeitura segue prestando suporte na busca de vítimas do desabamento no bairro Santo Antônio

Agência Aracaju de Notícias
01/01/2024 15h03

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil Municipal, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal da Assistência Social, segue contribuindo com ações de suporte e apoio às vítimas do desabamento provocado por explosão em Aracaju. A ocorrência foi registrada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) na manhã de domingo, 31, na avenida João Ribeiro, bairro Santo Antônio, onde ocorreu um colapso de complexo residencial. Desde então, a Defesa Civil de Aracaju foi acionada e mobilizou os demais integrantes do Comitê de Gerenciamento de Crise da gestão municipal para adoção das providências necessárias.

O comandante do CBMSE, coronel Fábio Cardoso, explica que as equipes têm trabalhado desde a manhã do dia 31, somando mais de 32h de buscas. Ao todo, já foram resgatadas 17 pessoas, foram registrados três óbitos, 14 vítimas com vida, sendo que duas foram transportadas pelo Samu para o hospital e outras duas foram atendidas pela Samu ainda no local e liberadas em seguida. “Segundo o levantamento que fizemos, existe a possibilidade de três pessoas estarem desaparecidas e seguimos em busca dessas vítimas. O prédio estava irregular, pois era uma unidade multifamiliar, que se assemelha a um condomínio, e deveria ter passado por uma aprovação e uma vistoria para receber o atestado de regularidade”, destaca.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, coronel Silvio Prado, explica que as pastas municipais atuam conjuntamente com os órgãos do Governo do Estado, sendo eles o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), a Defesa Civil Estadual, a Polícia Militar de Sergipe (PMSE) e Polícia Científica. “Estamos desenvolvendo tanto um trabalho de apoio logístico, através da estrutura fornecida pela Prefeitura de Aracaju, quanto de apoio técnico, na parte de engenharia e de conhecimentos em busca e resgate em estruturas colapsadas. Ao longo da noite, as equipes atuaram para garantir a segurança do local, que possui estrutura instável com risco de desabamentos. As buscas foram mantidas pela manhã, com cães farejadores, assim como daremos continuidade à retirada de escombros e suporte assistencial às famílias”, explica Silvio Prado.

A secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana, detalha que a gestão municipal está prestando apoio logístico e orientando as famílias vítimas do desabamento, bem como auxiliará no transporte dos pertences. "São famílias que perderam tudo e estão precisando de apoio e direcionamento. A princípio, nós estamos acolhendo três famílias em nossos abrigos e estamos aqui no local dando outros direcionamentos a pessoas que precisam trabalhar e precisam de uma declaração explicando que aconteceu o sinistro e não tem condições de ir, pois perdeu seus pertences. Estamos dando todo apoio logístico, oferecendo carros para que essas pessoas possam procurar novos lugares para morar, além do acompanhamento, direcionamento e acolhimento prestados”, completa Simone.

Até o momento, três pessoas estão sendo acolhidas pelos equipamentos da Assistência Social, sendo duas senhoras e um rapaz. A Prefeitura também está fazendo um levantamento para garantir o aluguel social para quem precisa e, assim, prestar todo o suporte necessário. Da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), os agentes atuam continuamente auxiliando o Corpo de Bombeiros na retirada dos escombros, disponibilizando caixa de 30m³ para depositar o material coletado e dois banheiros químicos.

Agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) atuam para bloqueio e suporte com relação à organização do trânsito, realizando o desvio para a rua Gumercindo Bessa.