SMS atuou de forma planejada para ofertar serviços em grandes eventos de Aracaju

Saúde
02/01/2024 16h18

Durante a realização de mais um evento com grande público, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizou ao longo dos dias 30 e 31, na programação do Réveillon 2024, que ocorreu na Orla de Atalaia, os serviços essenciais para garantir a tranquilidade de quem saiu de casa a fim de se divertir e comemorar a chegada de mais um ano. Foi montado o Posto Médico, efetivada a fiscalização de alimentos, bebidas e gelos e, além disso, a distribuição de insumos de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Segundo a secretária municipal da saúde, Waneska Barboza, a festa idealizada pela Prefeitura garantiu a alegria de milhares de pessoas, entre turistas e moradores, que escolheram um dos mais belos cartões postais da capital para celebrar o ano vindouro. Para que essa festividade pudesse transcorrer de forma segura, todo o cuidado foi tomado para garantir às pessoas os serviços necessários.

“Tivemos duas noites de festa tranquila na Orla e as frentes de atuação dos serviços disponibilizados durante a festa promoveu ainda mais segurança para comemorar a chegada de 2024. No Posto Médico, realizamos 105 atendimentos; a Vigilância Epidemiológica distribuiu 1.000 preservativos internos, 14.400, externos, e 3.200 géis lubrificantes; e ainda 136 inspeções foram realizadas em estabelecimentos de comercialização de alimentos, bebidas e gelo, por parte da Vigilância Sanitária”, informa a gestora.

Ao longo de 2023, a Saúde de Aracaju desempenhou um papel fundamental em todos os eventos promovidos para grandes públicos, sobretudo pela Prefeitura de Aracaju. O Réveillon é o pontapé inicial para atrair uma série de festas que para a capital sergipana, artistas, profissionais de diversos setores, turistas e ainda reúne a população do estado para a celebração da cultura popular brasileira.

São alguns exemplos o Projeto Verão que, neste ano, ocorreu também na Orla de Atalaia, entre os dias 1 e 3 de março. Em 2023, durante esta festa, além do trabalho executado pelo Posto Médico, Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária, uma sala de vacinação foi disponibilizada para aumentar a cobertura vacinal contra a covid-19. Assim sucedeu também durante os festejos juninos, onde foram instalados dois pontos de vacinação: um no Forró Caju, na praça de eventos Hilton Lopes, no Centro, e outro nos Arcos da Orla, incentivando transeuntes e turistas que frequentavam a Marinete do Forró.

Outras festividades que contaram com os serviços de saúde foram o Aniversário da Cidade, incluindo a tradicional Corrida Cidade Aracaju, com suporte médico para os esportistas que participam de uma das provas de atletismo mais aguardadas do ano; e o Pré-Caju, que é a maior prévia carnavalesca do país.